InícioTimeDiárioFotosVídeosResultados

 

Diário de Bordo

por Cristine Dias

Cristine Dias

Dia 01 – 24/08/2010 (Terça)

Embarquei com Luger no Rio de Janeiro às 19:25h. O vôo da Ibéria saiu no horário previsto, com conexão em Madrid e chegada no aeroporto de Amsterdã, onde os Leandros, Salles e Magalhães, estarão me esperando. Não devo encontrar com Pablo, pois um amigo do Edgar Scherkl o levará para a Alemanha logo que eles desembarquem, o que está previsto para 3h antes do meu desembarque. Os meninos foram direto de São Paulo. A equipe brasileira que irá participar do Mundial FCI desse ano é composta por Leandro Salles e Arco zo Severnej hranice, Leandro Magalhães e Yanick Vikar e Pablo Ruiz e Falko do Alpha Lupus. Eu tô indo com o objetivo de apoiar no que for possível, treinar meu cachorro Luger (Neck do Sadonana) com treinadores de alto nível técnico e assistir meu primeiro mundial. Quem sabe, no ano que vem, não é a minha vez?

 

Dia 02 – 25/08/2010 (Quarta)

Cheguei em Madrid, conexão do meu vôo. Nossa, o aeroporto é lindo, moderníssimo e enorme! Tem até trem dentro dele pra ir de um terminal ao outro. Fiz a imigração ali mesmo, sem nenhum problema. A policial não fez sequer uma pergunta. Devo ter uma cara boa...rs! Enquanto aguardava meu embarque para Amsterdam, fiquei vigiando o avião do lado de fora pela vidraça para ver o embarque do Luger. Lá passou ele, dentro da caixa, em cima do carrinho, completamente calmo, como sempre.

Cheguei em Amsterdam no horário previsto, 15:45h. Desembarquei, peguei minhas malas (como me solicitaram que fizesse antes de pegar o Luger, já que minha vontade era ir correndo atrás dele...rs!), e fui aguardar o Luger, que estava sendo trazido até mim. Ele viajou super bem, e chegou muito calmo, mesmo após 15h de vôo e conexão, fora o tempo que ficou na caixa desde que saímos de casa. Ele ficou na caixa mais de 18 horas, coitado! Quando saí, os Leandros estavam me esperando. Pablo, como eu tinha previsto, já tinha ido pra Alemanha. Dei uma volta com Luger em frente ao aeroporto de Amsterdam e fomos comer alguma coisa. Depois, pegamos estrada com nosso furgão alugado.

Chegamos na Bélgica, ou melhor, em Geel, cidade onde fica o hotel, por volta de 8h da noite. Passamos direto no supermercado pra comprar algo pra levar pro quarto, como água, biscoitos e refrigerante, além de uma ração qualquer pros cães, que estavam sem comer desde o Brasil. Tivemos que passar correndo no supermercado porque aqui, tudo fecha cedo, quando abre...rs! (Foi o que me contaram os meninos! E era verdade, o mercado estava quase fechando). Em seguida, demos uma volta grande com os cachorros, comemos algo em uma loja 24h que vende comida em máquinas, através de moedas, sem ninguém para servir (o Food Express, único lugar que fica aberto) e fomos deitar, pois estava todo mundo completamente morto. Ah, antes, ligamos para Bert Aerts (capitão da equipe) e sua esposa Nicole, pois havia um recado no hotel para que ligássemos, pois estavam preocupados querendo saber se estava tudo bem conosco. Bert marcou com a gente amanhã às 19h na casa deles, para um jantar e uma reunião com o cronograma dos treinos para o Mundial. Como ele tem que ir trabalhar amanhã, não treinaremos. Sem contar que os cães estão precisando de um descanso, depois de tantas horas de vôo e estrada.

Ah, pegamos bastante engarrafamento da Holanda pra Bélgica! E eu que pensei que não tivesse engarrafamento na Europa! ;-)

 

Dia 03 – 26/08/2010 (Quinta)

Acordamos cedo e fomos comprar ração de qualidade pros cães e chip de telefone com nº belga para nos comunicarmos com Bert. Nossa, fiquei encantada! Pet shops, aqui, vendem HS e Gappay...rsrsrsrs! Paraíso!!! Na hora do almoço, fomos em um restaurante. Aqui, o pessoal come muita fritura. Batata frita é o arroz deles!!! Tem gente que chega a comer batata frita pura com maionese como almoço! Tem batata frita em qualquer lugar!!! Almoçamos hambúrguer.

Depois, como cachorreiro é sempre igual, resolvemos treinar um pouco, mesmo sem Bert...rs! Fomos a um campo de futebol que os Leandros já conheciam e treinamos, todos, um pouco de obediência. Os cães foram bem. Agora, para minha decepção, terminei o treino com calor! Isso mesmo, calor! Abriu um sol e tava uns 25 graus, com certeza!

Por aqui, por onde a gente olha, tem um campo de futebol. E nunca tem ninguém neles. E campos de faro, que são tantos que parece que os belgas estão só passando por lugares com campos de faro para ostentar pra gente...rsrsrsrs! Grama? Arado? Pode escolher.

Depois, como estava muito quente, resolvemos tirar o forro do carro, que separa a parte da carga, onde estavam os cães em caixas, da cabine, onde andamos nós três. Fomos atrás de lojas de ferramentas para comprar as ferramentas necessárias, já que vimos que seria bastante fácil. Quando formos devolver o carro, basta colocar de volta no lugar.

A noite, conforme combinado, fomos jantar com Bert e Nicole, na casa deles, em Veerle. Ambos são pessoas muito legais! Nicole fez um spaghetti maravilhoso! Conversamos bastante e ficamos pasmos com a organização do Bert para fazer o cronograma de treino dos competidores.

 

Dia 04 – 27/08/2010 (Sexta)

Na parte da manhã, que estava livre (Bert estava no trabalho), fomos comprar botas para faro. Voltamos com muito mais compras...rs! A Decathlon daqui é bem mais barata que no Brasil! Comprei casaco de chuva, calça impermeável pra morar na bolsa de treino, show!

Às 16h, fomos encontrar Bert e Nicole, que estavam nos aguardando para o primeiro treino de faro. Isso mesmo! Aqui, não precisamos treinar faro de manhã cedo! Hehehe!

Ah, o tempo esfriou! Todo dia faz frio, calor, chove muito e faz sol...rs! Muito louco o tempo aqui! Tenho sentido bastante frio. Mas dentro das casas é bem quente. As paredes são grossas, feitas de duas camadas de tijolo, além de tijolinho por fora (todas as casas são de tijolinho) e janelas de vidros duplos.

Os cães foram bem no faro. Luger farejou em terra arada pela primeira vez! Na verdade, foi um arado com um pouco de vegetação em cima, pra ficar mais fácil pra ele, já que era a primeira vez. Bert o conduziu pra mim, e teceu muitos elogios. Me mostrou como controlar a velocidade e tal. Não vi o treino do Yanick, pois estava marcando minha pista quando Leandro M. passou com ele pela pista. O Arco fez uma pista maravilhosa!!!

Depois, fomos pro clube do Bert treinar. Nomes treinando lá: nada mais, nada menos que Ronny van den Berghe, Roger Snollaerts, Peter Verachtert!!! Sinistro!!! Não fizemos obediência, mas proteção com todos os cães. Todos foram muito bem!!! Luger estava completamente fora de controle (rs!) mas se portou bem nas outras partes. Preferi não bater os seis biombos com ele, pois, depois de tanto tempo sem treinar proteção (desde a prova do SchH3) eu perderia todo o treino tentando fazê-lo acertar...rs! Yanick estranhou um pouco a distância dos biombos (campo laaaaargo, de um jeito que não temos no Brasil) mas depois foi bem. E foi bem no resto. E Arco, como sempre, um espetáculo, apesar de também ter estranhado a distância entre as barracas. Nosso campos no Brasil costumam ser muito estreitos comparados com os daqui. O Peter foi quem figurou pros cães, e Bert ajudou na guia e tal. Agora, imaginem: ter como platéia Roger e Ronny, treinando com Bert e Peter??? ;-)))

Após o treino do Luger, mesmo sem controle, algumas pessoas vieram me parabenizar pelo cachorro!!! Dentre elas, ROGER SNOLLAERTS!!! Mas disse que, com 4 anos, eu tenho que fazer algo sobre o controle...rs! O Yanick sempre impressiona pela postura e porte, e Arco não precisa de comentários, mas, vou fazer assim mesmo: o cachorro é muito admirado aqui na Bélgica! Bert disse ser o melhor cão que ele treinou na seção C! Não é pra qualquer um!

Depois, fomos todos pro bar do clube, e experimentamos a famosa Duvel, cerveja local. Forte e saborosíssima! Existe uma aposta em um pub aqui que, quem conseguir beber 10 Duvels (a garrafa tem em torno de 300ml) em 1h e ficar, depois da 10ª, um minuto sem vomitar, ganha 10 mil euros!!! Devo tentar?...rsrs!

 

Dia 05 – 28/08/2010 (Sábado)

Fomos treinar em um estádio show de bola que Bert conseguiu!!! Fizemos obediência e proteção. Yanick e Arco fizeram obediência de prova, e Luger quase não fez obediência, pois Bert não podia olhar, pois tinha que treinar o cão dele, Nero von Haus Mecki, e tínhamos apenas duas horas para usar o estádio. Das 7h às 9h. Na proteção, todos os cães foram bem. Bert disse, inclusive, que eu deveria ter inscrito o Luger no Mundial! Fiquei toda feliz...rsrsrs!

A tarde, fomos treinar faro em terra arada de novo. Todos os cães foram mal. O Arco foi o único que conseguiu fazer uma pista melhor, mesmo assim, abaixo do que costuma fazer. O lugar estava bem difícil. Isso é pra quem pensa que terra arada é sempre fácil, e que cachorro que treina no Brasil sempre tira isso aqui de letra! Não é bem assim! Até o cachorro do Bert foi mal! E eu ainda me perdi com o tamanho do campo e marquei uma pista enooooooooooooorme...rs! Bert disse que pensou que eu ia parar em São Paulo...rsrsrsrs!

Parece que, na Finlândia, as condições de faro não serão das mais fáceis.

 

Dia 06 – 29/08/2010 (Domingo)

Day off pra treino. Fomos assistir ao campeonato nacional belga de pastor alemão e última seletiva pra WUSV. Bem legal, embora todos nós esperássemos um nível mais alto. Alguns poucos top, tanto cães quanto condutores, e muitos ruins. Destaque pra fêmea Gucci du Triangle Magique. Que cadela!!!

Na volta, Leandro S. fez uma pista com Arco numa terra arada shoooow no caminho de casa. Dei comida na grama pro Luger, numa caixa de faro. Yanick não treinou.

 

Dia 07 – 30/08/2010 (Segunda)

Fomos treinar faro na hora do almoço. Todos foram bem. De novo, terra arada, já que será terra arada na Finlândia.

Em seguida, fomos pro clube do Ronny treinar. Treinamos obediência e proteção. Todos foram muito bem! Luger bateu as seis barracas, falhando na primeira batida por minha culpa (andei pouco, e ele viu a barraca errada em minha direção...rs! Coleira de choque em mim!). De novo, Bert disse: “You should compete in the worlds! He’s a good dog!” ;-))))))))))))

Chegamos no hotel e fomos passear com os cães. Demos uma volta mais longa com eles, pois eles têm passado muitas horas na caixa.

 

Dia 08 – 31/08/2010 (Terça)

Fomos treinar faro. Passamos na casa do Bert às 10h da manhã, conforme combinado. Fomos ao mesmo local onde os cães treinaram mal da outra vez, só que, dessa vez, todos foram bem. O terreno estava um pouco mais fácil por conta das chuvas, mas estava bem quente e ensolarado na hora do faro. Yanick fez uma pista grande e muito boa, Arco fez uma pista enorme e excelente, e Luger fez uma pista pequena.

A tarde, fomos treinar no estádio da cidade. Obediência e proteção. Yanick fez um bom treino de obediência, mas Arco fez um treino de obediência EXCEPCIONAL! Luger treinou rapidamente, uma vez que o horário em que poderíamos usar o estádio era bem curto. Proteção, tudo bem. Arco, como sempre, treino perfeito. Leandro Salles figurou para Yanick enquanto Bert ajudava Leandro Magalhães no controle. Luger fez uma revista de barracas perfeita! (O que, pra gente, não é fácil...rs!)

Depois, fomos ao mercado comprar algumas coisas para termos o que comer no hotel. Ninguém agüenta mais massa ou fritura. Jantamos pão de forma com queijo gouda.

 

Dia 09 – 01/09/2010 (Quarta)

Acordamos bem cedo e pegamos estrada em direção a Alemanha. Fomos visitar a fábrica da Herm Sprenger, melhor fabricante do mundo de colares para treinar cachorro. Também fabricam material para cavalos e barcos. Duas horas de estrada para ir, duas horas para voltar, e mais alguns quilos na bagagem...rs! Compramos o novo modelo de colar de grampo, cujos pinos viram todos pro mesmo lado.

Em seguida, fomos encontrar o Bert no clube do Ronny, para um treino de proteção rápido com Yanick e Luger. Hoje é dia de folga pro Arco. Além de ele estar indo muito bem em tudo, está um pouco rouco. Leandro S. achou melhor poupá-lo por hoje.

Depois do treino, fomos, acompanhando Nicole, na casa do Bart Bellon, onde compramos colares eletrônicos caríssimos...rs! Eles só faltam falar. O controle é um anel, ou seja, a mão fica livre pra qualquer outra coisa. MARAVILHOSO!!! Precinho?A bagatela de 750 euros!!! Isso aí. E ainda pensam que treinar cachorro é barato...rs!

O Bart é uma pessoa muito educada e simpática, assim como sua esposa.

A noite, janta e volta com os cães.

 

Dia 10 – 02/09/2010 (Quinta)

Fomos encontrar com Bert em sua casa, e de lá, saímos para treinar faro. Fomos, como sempre, seguindo o Bert, enquanto ele procurava novos campos de terra arada. Encontramos um bem grande com terra recém arada. As condições do terreno não estavam fáceis pois, apesar de bem fofo, estava bastante seco e com bastante pó. Mas todos os cães foram bem. Luger foi quem mais teve dificuldades, não sabendo pra onde ir nem o que procurar no início. Eu nunca havia treinado em terra arada antes, logo, tanto eu quanto ele sentimos dificuldades. Yanick fez uma pista excelente e Arco... Bom, Arco fez uma pista que, se fosse no dia da prova, seria para 100 pontos!

Depois, fomos almoçar, acompanhados por Bert e Nicole, que nos levaram em um restaurante que serve carne, frango, comidas mais parecidas com as nossas. Almoçamos muito bem, tão bem como não comíamos há dias. Em seguida, fomos encontrar Mark Leirs, proprietário do canil Haus Targa. Passamos a tarde em seu clube de treino.

Em seguida, já por volta das 17h, fomos pro clube de Veerle treinar obediência e proteção. Yanick fez um excelente treino de obediência, Arco treinou halteres e Luger também fez um bom treino. Proteção, Yanick e Arco foram bem. Luger voltou a ter problemas nas batidas das barracas. Quando terminamos nossos treinos, ficamos ainda até o final assistindo os treinos do pessoal. Gostamos bastante de alguns cães, dentre eles um meio irmão da Corry, do Leandro S., e um meio irmão do Fosco, um filho do Gringo que veio da Itália treinar com o Ronny.

Assim que os treinos terminaram, fomos embora. Não ficamos para beber cerveja e bater papo, pois estávamos muito cansados. Não temos conseguido dormir muito por aqui...rs!

 

Dia 11 – 03/09/2010 (Sexta)

Saímos ainda na parte da manhã para encontrar Steve e Sabrina, um casal de treinadores muito simpático que treina num clube a 120km de onde estamos hospedados. Fomos conhecer um filho do Arco que pertence ao casal. Inserimos duas letras a menos no GPS na hora de escrever o nome da rua, e fomos parar num lugarejo de fazendas, perto do campo do Steve. Lá, percebemos que estávamos no lugar errado, mas resolvemos tirar um pouco os cães das caixas. Uma cena muito engraçada aconteceu: tinham dois bois no curral ao lado da rua onde estávamos com os cães. Um deles, o mais velho e maior, provavelmente por não estar acostumado com cães, tentou correr pra cima do Luger. Luger tentou espantá-lo latindo. Sorte que tinha uma cerca eletrificada nos separando...rs! Senão, a carreira de Luger na Europa ia terminar antes de começar...rs!

Em seguida, Steve veio nos encontrar e nos levou até o clube. Lá, conhecemos sua esposa, Sabrina, e o filho do Arco. Bom cão, bem grande. Ficamos um tempo conversando com o casal, bem agradável por sinal.

Depois, fomos almoçar, passamos num pet shop para comprar uma caixa pro cachorro que Leandro S. vai levar pro Brasil e que a criadora vem trazer no domingo, e passamos num banco pra eu sacar dinheiro, já que gastei todas as minhas economias no colar. Fomos pro hotel tirar um cochilo. Leandro S. está com um pouco de gripe, não tem se sentido muito bem.

Às 19h, fomos encontrar Bert em sua casa, e fomos até o clube dele treinar (o clube mais distante). Treinamos proteção, com Peter como figurante para Arco e Yanick. Ambos treinaram muito bem. Luger também treinou bem, com um outro figurante cujo nome não sei, e com a ajuda do Bert e do Ronny no controle.

Conheci o Haruo Masuda, grande cara! Muito simpático, mesmo! Os meninos já o conheciam.

Assim que os treinos terminaram, fomos embora, bastante cansados, pois o dia amanhã é longo. 6:45h teremos que estar na porta da casa do Bert.

 

Dia 12 – 04/09/2010 (Sábado)

Acordamos muito cedo e fomos pro clube do Ronny, onde Bert foi buscar as barracas amarelas da Gappay para levarmos ao estádio para treinar. O horário disponível no estádio hoje era de 7h às 10h da manhã. Estava uma manhã bastante fria, com muita neblina. Quase não enxergávamos o campo todo.

Eram nove cães para treinar no estádio: Ronny e Como, Dirk Lemans e Gucci, Leandro M. e Yanick, Leandro S. e Arco, eu e Luger, Nicole e a filha do Arco, além do Mali filho do Nero que ela está treinando, Andre e um outro filho do Arco, e Luc Willems com seu cão. Jessen Thomas, um dos figurantes do clube do Ronny veio para figurar para todos os cães. Bert coordenou. Todos foram muito bem.

Em seguida, nos despedimos, pois Bert tinha que trabalhar, e fomos na Vatana comprar mochilas para levar equipamentos de treino pro Brasil, já encomendados da Gappay.

Tínhamos que ir à lavanderia à tarde, mas quem disse que o cansaço nos permitiu? Fomos pro hotel dormir um pouco, pois hoje é dia de churrasco de confraternização no clube de Veerle.

Fomos pro churrasco por volta das 19h. Foi bem legal. Em seguida, hotel para dormir, pois amanhã, pra variar, é outro longo dia. Eurojoe pela manhã para buscarmos os uniformes.

 

Dia 13 – 05/09/2010 (Domingo)

Acordamos bem cedo para encontrar com Bert e Nicole, para irmos todos juntos a Joefarm, pegar nossos uniformes na Eurojoe, patrocinadora da equipe brasileira. Fica a mais ou menos uma hora e meia de Veerle. Lá chegando, encontramos a Nick e o Bertran, proprietários da Eurojoe, um casal muito legal. O uniforme ficou muito bonito! E ainda fizemos compras! É impossível entrar na Eurojoe e não gastar rios de dinheiro, vendo todo aquele material de qualidade o qual não temos acesso no Brasil.

Saímos de lá já atrasados, pois a criadora do Ryker, dobermann da Kathleen (esposa do Leandro S.), estava vindo encontrar o Leandro no hotel, trazendo o irmão de ninhada do Ryker, o Raik. Raik é o mais novo dobermann do Leandro S., e o mais novo integrante de nossa equipe de viajantes. Tivemos que arrumar o carro todo para caberem quatro caixas. Nossa, mas estava mesmo precisando de uma arrumação!!! Ficou bem melhor agora!

Como hoje é day off nos treinos, saímos com os quatro cães à tarde para passear e tirar uma fotos. Em seguida, hotel, pois é hora de arrumarmos nossas malas. Afinal, amanhã é dia de veterinário para atestado de saúde dos cães para viajarem para a Finlândia, e dia de treino pesado. E, na terça, sairemos do hotel de madrugada, pois o meu vôo parte às 10h da manhã. Os meninos esperarão no aeroporto pelo vôo deles, que só sai a 1h da tarde.

 

Dia 14 – 06/09/2010 (Segunda)

Acordamos e fomos pra casa do Bert, para os meninos irem pro faro. Eu não fui, pois fui pra casa da Ligia, amiga da Nicole, esposa do Andre, que tem treinado todos esses dias com a gente, pra pintar meu cabelo. Mulheres...rs! Em seguida, nos encontramos no clube do Ronny. Eu, de cabelos novinhos em folha! ;-) Treinamos um pouco de obediência.

De lá, fomos almoçar, e partimos pro veterinário, por causa dos atestados de saúde dos cães pro vôo de amanhã.

Em seguida, fomos pro clube do Bert. Resolvemos ir um pouco antes do marcado, para darmos liberdade pros cães, arrumarmos tudo, sem correria e tal. O treino estava marcado para as 19h, e chegamos no clube às 17:30h. Hoje seria dia de proteção com Vincent Honselaar, puta figurante holandês que treina no clube do Bert, mas que estava esses dias todos de férias nos EUA. Eu tinha visto um pouco do trabalho dele em vídeo do youtube que o Leandro S. havia me mandado antes da viagem e fiquei simplesmente encantada.

Vincent ainda não havia chegado quando chegou a vez do Luger. Treinei proteção com o Peter. Arco e Yanick treinaram com Vincent. Nossa, que figuração! Que movimentação!!! O cara é enorme e se movimenta muito bem! Muito legal de ver!

Em seguida, hotel, terminar de arrumar as malas. Fomos dormir quase duas da manhã para acordar às 4h no dia seguinte. Tudo pelo schutzhund...rs!

 

Dia 15 – 07/09/2010 (Terça)

Saímos do hotel às 4:30h da manhã. Chegamos no aeroporto debaixo de uma baita chuva, e sem lugar no embarque coberto!!! Tivemos que tirar todas as malas (parecia uma mudança!!!) e os quatro cães debaixo de chuva. Animador...rs!

O embarque foi bastante tumultuado. KLM, na Holanda, é um saco!!! E eu ainda tive que pagar excesso de bagagem, que me saiu mais caro que a passagem, porque eu comprei trecho interno, que não dá direito a duas malas no porão. Os meninos, como compraram do Brasil com agente de viagens, tinham esse direito. Vivendo e aprendendo...hehehe! A burocracia e trabalheira para embarcar os cães foi um saco!!! Ficamos, todos, estressados. Mas, no final, deu tudo certo. Embarquei antes, pois meu vôo era antes do vôo deles.

Cheguei em Helsinki às 11:30h da manhã, horário local (1h a mais que na Bélgica, 6h de diferença pro Brasil). Sozinha, com um carrinho com duas malas e outro com a caixa do Luger, toda enrolada...rs! Ainda bem que, nos aeroportos da Europa, os cães podem ficar fora da caixa no saguão. Deixei Luger sair um pouco, dei água, e arrumei um cantinho pra gente. Consegui internet. Depois, descobri que tinha wi-fi gratuito no aeroporto. Fiquei um tempinho na internet. Os meninos chegaram, e Pablo também. Agora, estamos todos juntos!

Dois membros da organização do Mundial FCI estavam no aeroporto para receber os meninos. Eram marido e mulher e falavam o espanhol, mas não o português. Esse casal é o responsável pelas equipes brasileira e espanhola no Mundial. Ele, de nome Angel, é chileno, mas morador da Finlândia há 37 anos. Ela é finlandesa, também fluente em espanhol. Mas em português, nada....rs!

Em seguida, Leandro M. foi pegar o carro que alugamos, uma Ford Transit e Pablo foi pegar o carro que ele alugou, já que, provavelmente, treinaremos separados também na Finlândia, além de ele dividir o carro com Sheila (2ª chefe de equipe) e Sérgio (criador do Falko), que chegam no sábado. Alugamos um modem móvel para ter acesso a internet.

Colocamos os cães nos carros, encontramos com o Pablo, e fomos ao supermercado comprar algo pra comer em casa e ração pros cães. Em seguida, fomos procurar nossa casa, que fica a mais ou menos uma hora de Helsinki. Caraca, o GPS achou a rua, mas encontrar o chalé foi difícil...rs! Estamos, realmente, no meio da floresta!!!

Não está muito frio por aqui.

 

Dia 16 – 08/09/2010 (Quarta)

Pablo e Leandro Magalhães foram fazer mais compras, enquanto eu e Leandro Salles ficamos em casa editando vídeos pro site. A tarde, eu e Pablo fomos pra Helsinki, buscar Bert e Nicole, que chegariam às 23:30h da noite. Fomos mais cedo por conta do terceiro carro que tínhamos que alugar, pro Bert e Nicole. É galera, viajar é caro...rs! Somos muitos, e pra caber todo mundo, só mesmo com dois carros e um furgão. Alugamos mais um C4, e ficamos no aeroporto esperando o vôo. O vôo chegou no horário. Bert veio nos seguindo no C4. Alugamos a casa ao lado da nossa para os dois ficarem mais a vontade, já que essa aqui vai ficar meio cheia...rs!

 

Dia 17 – 09/09/2010 (Quinta)

Fomos treinar no campo do Tomi, que fica a 80km de Hämeenlinna. Ligamos pro Jan Skogster avisando de nossa chegada e, quando chegamos, ele já estava no campo a nossa espera. É o campo onde ele treina, e onde Mia treinava quando ainda morava na Finlândia. Lá, estavam à nossa disposição biombos amarelos da Gappay, iguais aos que serão usados na prova, e os biombos verdes da Mia, que gentilmente nos emprestou. Treinamos obediência e proteção. Jan levou três malis, de 11, 4 e 3 meses, e fez obediência com os três. Muito legal o trabalho! Também fez proteção com o Bert. Pablo também estava com a gente, pois o Edgar chega hoje, mas não sabemos a hora.

A noite, jantamos na casa do Bert. Nicole fez arroz, feijão e frango! Hehehe! Tava boooom!

 

Dia 18 – 10/09/2010 (Sexta)

Edgar ligou pro Bert e veio até nossa casa encontrar com o Pablo. Daqui, saímos pra treinar faro. Luger não treinou, pois o espaço que encontramos pra treinar em arado não era muito grande. Bert ajudou com o Arco e Yanick, e Edgar com o Falko. Todos treinando junto, muito legal! Aqui, não tem tanto local legal de arado pra treinar, e o chão é mais duro do que na Bélgica e na Alemanha. Depois que chove, então, se não tiver sido recém arado, vira quase um concreto. Bem mais difícil.

Em seguida, fomos conhecer o estádio. Bem legal, mas o campo é meio quadrado. Muito largo e curto. Os biombos devem ficar bem afastados um do outro, e quase paralelos. Meio complicado.

Depois, fomos fazer um pequeno treino de proteção com Yanick num campo público na cidade de Hämeelinna que encontramos. O Bert fez proteção pro Cayman vom Adlerauge (Malinois do Edgar).

Depois, fomos na reunião com a organização do evento, que foi apresentar o campo de treino de faro oficial. Um campo foi separado por equipes, e o nosso é dividido com a equipe espanhola, que tem dois cães. Cada equipe recebeu um papel impresso para colocar no pára-brisa do carro, indicando que tem autorização para estar naquele campo. E tem fiscalização em cada campo indicado para as equipes. E funciona! Uns cinco minutos depois que chegamos no campo, um membro da organização chegou no campo, dizendo que havia recebido uma ligação informando que havia um grupo de pessoas no campo designado para a equipe brasileira e espanhola! Uau! Em seguida, Angel nos levou para conhecer o campo de treino oficial designado para o evento.

A noite, jantamos de novo na casa do Bert e Nicole.

 

Dia 19 – 11/09/2010 (Sábado)

Pablo saiu cedo para treinar faro e obediência com Edgar, enquanto nós fomos na Gappay. Compramos a loja inteira...rs! Bert foi assistir ao campeonato nacional finlandês de pastor alemão. Marcou conosco às 18h em um campo de faro que havíamos visto no dia anterior no caminho para o campo de treino oficial.

Sheila e Sérgio chegaram hoje, Pablo foi buscá-los na estação de trem em Helsinki. Eles estavam passeando pela Rússia e Estônia. Agora, a equipe está completa. ;-)))

Arco, Yanick e Luger treinaram faro. Falko não, pois já havia treinado de manhã cedo. Edgar nos encontrou no campo de faro. Em seguida, fomos pro campo de treino oficial, onde fizemos um pouco de obediência com os três cães. Em seguida, Edgar treinou proteção com Falko, e Bert com Yanick, Arco e Cayman. Luger não treinou proteção, pois não havia mais luz suficiente.

Depois, voltamos pra casa, tomamos banho e fomos conhecer um pouco a vida noturna da cidade. Eu, os Leandros, Bert e Nicole. Pablo, Sheila e Sérgio não foram com a gente, pois tinham que acordar muito cedo, já que Edgar havia marcado com o Pablo às 6h da manhã do dia seguinte. O primeiro lugar que fomos não estava muito legal, escolha errada...rs! Mas depois, encontramos lugares legais. Foi divertido.

 

Dia 20 – 12/09/2010 (Domingo)

Quando acordei, Pablo já havia voltado do faro e estava dormindo de novo. Eu e os Leandros saímos pra treinar, e fomos de novo no campo do Jan. Ligamos pra ele do caminho, e ele nos encontrou lá. Fizemos obediência e proteção com os três cães. Jan pegou Arco e Yanick na fuga, já que a informação que temos é que o figurante da fuga será bem rápido e porá bastante pressão. Bert fez todo o restante.

Pablo, Sheila e Sérgio foram treinar com Edgar. Ele me disse que participaram do treino o casal Theo Sporrer e Petra Sporrer. Massa!

Impressões do país até agora: os finlandeses são muito simpáticos, e a maioria fala inglês! É um povo muito bonito também! Hämeenlinna é uma cidade muito bonita e organizada! A paisagem é meio chata: pinheiros e mais pinheiros, a única árvore que deve resistir ao frio inverno finlandês. E os lagos são lindos! Nossa casa fica na beira de um lago! Quando tiver um bonito dia de sol (anda chovendo e nublado esses dias), vamos deixar os cães nadarem um pouco.

 

Dia 21 – 13/09/2010 (Segunda)

Acordamos e fomos, eu, os Leandros, Bert e Nicole, treinar faro. Pablo, Sheila e Sérgio ficaram em casa, pois tinham programação diferente com Edgar.

Rodamos um tanto atrás de bons campos, e nada. Fomos em um campo em que já havíamos treinado no primeiro dia. Mas, nossa! Como estava pior!!! O que antes era terra gradeada agora é terra compactada por trator! Só que úmida, por causa da chuva que tem caído nesses últimos dias. Bert achou por bem colocar os cães para treinar nessas condições difíceis, uma vez que pode ser que encontremos condições também bastante difíceis na prova. O próximo treino será mais fácil pros cães. Tanto Arco quanto Yanick foram bem, mas sentiram a dificuldade do terreno. Chegamos a conclusão de que mais difícil do que foi o treino hoje não será no dia da prova. Portanto, os cães estão preparados. Luger não treinou por dois motivos: pistas enormes marcadas pelo Bert para Yanick e Arco no terreno que não era muito grande, além de eu achar ser bastante prematuro colocar o Luger, com tão pouca experiência em arado, em condições tão difíceis quanto aquelas.

Em seguida, fomos pro campo de treino oficial, para um treino rápido de obediência com Arco e Yanick. De novo, Luger não treinou, pois tínhamos que estar às duas horas no estádio da prova, já que hoje era dia de inspeção veterinária nos cães inscritos.

Encontramos com Pablo, Sheila e Sérgio no estádio. Eles já estavam na fila com todos os documentos. Leandro Salles e Leandro Magalhães entraram na fila também, com Arco e Yanick. Pela primeira vez, eu, que não vou participar do Mundial, senti uma pontada de ansiedade ao começar a viver, de verdade, o dia a dia da competição! Imagina os meninos!!!

Pablo saiu antes com Sérgio para treinar proteção com Edgar. Quando terminamos, fomos encontrar com eles, e deixamos Sheila lá, que tinha ficado com a gente no estádio até terminar a inspeção dos outros cães.

Falko fez um ótimo treino de proteção, como tem sido todos os treinos dele! De novo, com a presença de Theo e Petra Sporrer. Eu não pude ficar pra ver o treino, mas Pablo me mostrou o vídeo depois. Em seguida, viemos pra casa. Reunião com Bert para organizarmos o treino oficial, que é amanhã às 9h da manhã!!!

Hoje, todos vamos dormir mais cedo. Os grandes dias estão chegando, pessoal!!!

 

Dia 22 – 14/09/2010 (Terça)

Acordamos bem cedo, pra todo mundo conseguir estar pronto a tempo pro treino oficial, que estava marcado para as 9h da manhã. Chegamos no estádio às 8h, com bastante antecedência, pra não ter erro. Afinal, o treino oficial é de apenas cinco minutos por dupla, ou seja, 15min. Tem que ser todo mundo muito coordenado! E, galera, que correria!!! Ficar ajudando todo mundo, tentar estar em dois lugares ao mesmo tempo, pega luva, leva sem cachorro ver, bolinha pra um, tug pro outro... Nossa! Quase fiquei louca! Imagina os competidores como ficam? E o halter, que deveria ter sido disponibilizado pela organização e não foi??? Tive que voltar correndo no carro pra pegar!!! E olha que tínhamos muitas pessoas ajudando: eu, Sheila, Sérgio, Nicole, Bert coordenando e ainda Edgar ajudando o Pablo! Mesmo assim, correria, viu! Mas, no final, tudo certo. Todos os cães treinaram bem.

Depois do treino, viemos deixar os cães em casa para voltar e assistir os treinos das outras equipes. Pablo ficou, pois ainda ia ajudar o Edgar no treino dele, no horário da equipe alemã. Por causa da correria do halter, ganhei de presente uma mega dor nas costas. Tive que tomar remédio pra passar a dor, mas deu uma boa estragada no meu dia. ;((( Nem tudo é perfeito e, infelizmente, tenho que conviver com isso.

Depois, à tarde, eu e os Leandros fomos treinar faro com Bert, enquanto Pablo, Sheila e Sérgio vieram para casa descansar um pouco. Pablo achou melhor deixar o Falko descansar. Luger não treinou, pois, de novo, não tinha espaço suficiente no campo, sem contar que, nessa altura do campeonato (literalmente...rs!) melhor nos concentrarmos nos competidores.

A noite, saímos todos juntos pra jantar na cidade. Dormir cedo, pois amanhã é mais um longo dia, e preciso que minhas costas melhorem.

Aaaaaah, Bert e Nicole viram uma rena hoje no caminho de casa!!! Poxa, queria tanto ver uma também, ou um alce...rs!

 

Dia 23 – 15/09/2010 (Quarta)

Acordamos e fomos treinar faro com Arco e Yanick, acompanhando Bert e Nicole. Pablo foi direto pro estádio com Sheila e Sérgio, assistir a apresentação de obediência de Mia Skogster e Marco Koskensalo, além da apresentação oficial dos figurantes. Sheila e Bert participaram da reunião dos chefes de equipe. Sheila, organizadíssima, anotou tudo!

Depois do treino, fomos também pro estádio, mas chegamos já no final da obediência da Mia. Ela estava sendo ovacionada pelo público! E era só uma demonstração...rs! Mas que demonstração! Nem assisti tudo, só o final dos halteres e o em frente, mas, pela reação do público, deve ter sido perfeita. Sentamos e ficamos assistindo a apresentação dos figurantes da primeira e segunda parte. O estádio estava praticamente lotado.

Em seguida, fomos passear nas lojas que já estão montadas ao redor do evento. Vou ter que segurar pra não comprar mais meio mundo!

Depois, fomos todos, devidamente uniformizados, pra cerimônia de abertura. Um pequeno desfile com todas as delegações por algumas ruas da cidade. Com direito a banda de música, prefeito, discurso e tudo o mais! E chuva! E frio! Bert desfilou com a placa do Brasil e Pablo com a bandeira nacional! E Luger desfilou também! Eu sabia que ele serviria pra alguma coisa, depois de tantos quilômetros de viagem e tantos dias fora de casa...rs! Ele vai sair daqui pensando que campeonato mundial é uma moleza! Vai contar pros amigos caninos dele: “basta viajar bastante, treinar um pouco, ficar muito tempo em caixa e, no final, você tem que desfilar com um bando de gente e cachorro e, só!” Hehehe! E ele ainda vai voltar pensando que ganhou! ;-)))

Em seguida, todos se dirigiram para a prefeitura da cidade de Hämeenlinna, local onde seria realizado o sorteio. Ah, antes, na reunião dos chefes de equipe, Sheila participou do sorteio do sorteio. Isso mesmo! Primeiro, sorteia-se pra ver em que ordem os países participarão do sorteio! O Brasil foi o terceiro país, depois de Israel e Turquia.

Leandro Salles foi o primeiro a tirar seu número: proteção na sexta à tarde, faro no sábado à tarde e obediência no domingo de manhã. Pablo retirou seu número em seguida: obediência amanhã (quinta) à tarde, proteção na sexta de manhã e faro no sábado de manhã. Leandro Magalhães foi o último: faro amanhã (quinta) de manhã, proteção na sexta à tarde e obediência no sábado de manhã. Então, Leandro Magalhães é o estreante da equipe brasileira! Na sexta feira, é dia de proteção para os três. E Leandro Salles encerra a participação do Brasil no Mundial, no domingo pela manhã.

A noite, todos em casa, para reunião com Bert. Acerto de detalhes para a competição! É amanhã, pessoal! Nosso papel, agora, é torcer! E eu, aqui, vou tentar ajudar no que for possível!

Ah, minhas costas estão melhores (muita gente perguntou...rs!), mas ainda incomodando bastante. Valeu pela preocupação, gente!

 

Dia 24 – 16/09/2010 (Quinta)

Primeiro dia de competição, galera! Haja coração! A casa toda acordou bem cedo. Pablo, Sheila e Sérgio foram direto para o estádio, enquanto eu, Leandro S., Bert e Nicole fomos acompanhando Leandro Magalhães pro faro. Chegamos no local do ponto de encontro com bastante antecedência. Nossa, que frio que está fazendo hoje! Não sei quantos graus, mas deve estar menos de 10. Pelo menos parou a chuva. O sorteio da ordem do faro e da pista estava marcado para as 10:30h. Leandro tirou o nº 2, ou seja, será o segundo cão a entrar em pista de seu grupo. Só bem pouco antes do horário marcado para as pistas de faro é que o grupo pôde se deslocar para o local designado. Um campo gigantesco, com grama de um lado, arado do outro, e uma estrada no meio. Fomos de carro até o final dessa estrada, onde tivemos que estacionar.

Logo que o primeiro cão entrou em pista, Leandro e Yanick já foram chamados. Pensei: nossa, mas que pressa...rs! Depois, descobri porque. Eles tiveram que andar ainda um tanto na parte de grama, e depois outro tanto pelo arado, até chegarem só ao início de sua pista! Galera, uns dez minutos de caminhada, pelo menos! Não é nada fácil, cachorro e condutor já chegam cansados. Tudo em mundial é superdimensionado...rs! E a terra arada da Finlândia, nada fácil. Que saudades do arado da Bélgica!

Ficamos assistindo de looooooonge, Leandro e Yanick pequeninos na pista de faro. Até o segundo objeto, Yanick estava perfeito! Depois, no próximo ângulo, surgiram os problemas. Yanick demorou a encontrar o ângulo e, quando entrou na próxima reta, ficou claro que ele estava bastante cansado. Mesmo assim, chegou ao final e deitou no último objeto. Mas, como Mundial é Mundial, a nota vai lá embaixo: 71. Mas nossa dupla estreante está no jogo, pessoal! Agora, é pensar nas outras seções.

Em seguida, treino de faro com Arco. Bert marcou uma pista gigaaaaante pro Arco. Treino bom, de novo.

Daí, corremos pro estádio, pois estávamos em cima da hora da obediência do Pablo!!! Quando entramos no estádio, Pablo já estava com o Falko na distração. A obediência do Pablo foi LINDA! Gente, foi muuuuito legal!!! Senta perfeito, deita perfeito, stay muito bom, halteres bem legais, em frente e deita do car@$% (foi mal, gente, mas é essa a palavra...rs!). O juiz disse que a condução foi “satisfatória”. Aí, a nota foi 87. Bom, o vídeo está sendo integralmente colocado no ar, e vocês poderão ver se a condução foi apenas satisfatória. Ninguém aqui concordou, nem o Bert! Faz parte. ;(((

Em seguida, encontrei com a Mia e FIZ CONDUÇÃO COM O HELGE!!! Acreditem, é verdade! Ela me apresentou ao Peter Scherk (muito simpático!) e combinamos um treino na segunda-feira, depois do Mundial. ;-)))

Arco e Yanick treinaram proteção. Falko descansou.

Amanhã, dia de proteção pra todo mundo!!! Quanta ansiedade!!! Até amanhã, pessoal!

 

Dia 25 – 17/09/2010 (Sexta)

Saímos bem cedo de casa, eu, Pablo, Sérgio e Sheila, pois a proteção do Falko estava marcada para as 10:13h da manhã. Leandro Salles e Leandro Magalhães ficaram em casa, pois teriam que levar o Arco e o Yanick em diferentes períodos para suas respectivas provas de proteção.

Falko não se saiu tão bem quanto esperávamos na proteção, pois estava meio fora de controle. Mas não faltou vontade do cachorro! Pelo contrário, tava beeeeem alto, até demais...rs! Voou baixo no lançado! O vídeo será integralmente colocado online para vocês verem como foi a prova. De qualquer maneira, mesmo não tendo sido a melhor prova do mundo, o juiz “canetou” para chegar aos 72 pontos. É... Mundial, galera, Mundial!

Pouco depois, os Leandros chegaram ao estádio, trazendo Arco. Arco, conduzido por Leandro Salles, fez A PROVA de proteção!!! Foi sinistro!!! O público veio abaixo!!! Mordidas avassaladoras, o figurante quase não conseguia se movimentar direito!!! E colocar o cachorro no lugar depois??? Hehehe! A cada exercício, aplausos e mais aplausos, gritos! O cachorro, realmente, impressiona! E a quantidade de gente que veio dar os parabéns depois??? Nossa!!! 95 pontos, em um Mundial, e segunda melhor proteção até agora!!! É, não é para qualquer um, mesmo!!! Vídeo, logo, logo, no ar.

Mais tarde, chegou a vez de Leandro Magalhães e Yanick. Mais uma canetada no nosso time!!! Apesar de não ter sido uma prova muito boa, Yanick cumpriu todos os exercícios, com algumas falhas. Colocaremos o vídeo da prova integralmente no ar, e vocês julgarão se foi uma prova para 73 pontos.

Hoje, como passei o dia inteiro no estádio, pude realmente assistir o campeonato como expectadora. Amanhã, escrevo um pouquinho sobre o campeonato em si. Hoje, estou muito cansada! E amanhã, é outro longo dia! Fico devendo, por hora, fotos de hoje. Espero conseguir separá-las logo.

Aaaah, ontem esqueci de mencionar que uma das integrantes da organização do evento é proprietária de um filho do Arco. É o grande cão cinza escuro que aparece em uma das fotos.

 

Dia 26 – 18/09/2010 (Sábado)

Pablo, Sheila e Sérgio saíram de casa beeeeem cedo, tão cedo que, quando acordei, eles já não estavam. O faro do Falko estava marcado para as 7:30h, com ponto de encontro às 6:30h. Falko tirou 80 pontos no faro, sob condições bem complicadas. Indicou todos os objetos, entrou muito bem em todos os ângulos mas, como as condições estavam muito difíceis, arado bem remexido, com torrões pelo caminho, e lama, ele foi checando bastante pelo caminho, o que o fez perder os pontos. Pablo disse que estava difícil de andar! Mas foi um faro bem legal, principalmente se considerarmos que não temos como treinar sob essas condições no Brasil.

Eu, os Leandros, Bert e Nicole fomos pro estádio, pois a obediência do Yanick estava marcada para as 9:00h. Yanick fez 79 pontos na obediência. Todos os exercícios bem executados, mas condução meio desanimada. Os halteres e o em frente foram beeeem legais!

Em seguida, voltamos pra casa, pra deixar Yanick e pegar Arco. O faro do Arco estava marcado pras 14h, com reunião do grupo de faro às 13h. Nossa, como chovia...rs! Galera, Finlândia é o país da chuva! Como chove!!! E a gente torcendo pra chuva dar uma trégua entre a marcação da pista do Arco e o momento da passagem dele na pista. Doce ilusão...rs! A chuva diminuiu, mas parar? No way! Pablo, Sheila e Sérgio vieram encontrar com a gente. Chegou a vez do Arco e a gente na torcida. Mas, pessoal, tinha tanta lama, mas tanta lama, que Leandro quase caiu várias vezes! Arco tropeçou e foi com o focinho no chão! E dá-lhe lama! A pista do Arco foi, simplesmente, num lamaçal. Diante de condições tão difíceis, 82 pontos foi bom.

À noite, fomos pro jantar oficial do evento. Todos os grandes nomes da competição estavam presentes, além de outros grandes nomes do esporte: Bert Aerts (claro!), Peter Scherk, Edgar Scherkl, Knut Fuchs, Theo Sporrer, Petra Sporrer, Robert Parak, Sharon Ronen, Mia Skogster, Pierre Wahlström, etc. etc. etc. Meca do schutzhund...rs!

 

Dia 27 – 19/09/2010 (Domingo)

Acordamos todos bem cedo pra última prova de nossa equipe: obediência do Arco. Foi uma boa obediência, mas Leandro e Arco perderam muitos pontos nos halteres. Por que? Bom, nada do que vocês possam imaginar. Não, os halteres não caíram. Não, ele não mastigou. Não, ele não voltou lento. Não, ele não tocou na barreira. Ele... demorou a soltar o halter! Isso mesmo, ele não queria entregar o halter pro Leandro...rs! Cachorro forte é isso que dá...rsrsrsrsrsrs! Aí, todos os três halteres foram considerados satisfatórios...rs! Mesmo com os aplausos do público pro halter na barreira.

E mais tarde, uma surpresa! Uma revista finlandesa quis entrevistar o Leandro Salles porque, em uma entrevista anterior com os figurantes da prova, eles perguntaram qual cão os havia marcado nesse campeonato, ou seja, de qual cão eles se lembrariam depois, e ambos responderam: Arco zo Severnej hranice!!! Gente, vocês tem noção disso???? Acho que vou acasalar minha cadela antes do previsto...rs! Leandro passou a tarde no estádio, antes da cerimônia de encerramento, dando entrevista, e Arco sendo fotografado.

Em seguida, cerimônia de encerramento. Fiquei na arquibancada pois, dessa vez, só a equipe de verdade pode participar. Bom, Luger acha que o campeonato mundial acabou na quinta mesmo...rs! Foi bem legal, todos os países entrando em campo, com bandeira e placa. Dessa vez, Sheila carregou nossa bandeira, enquanto Bert vinha logo atrás, Leandro Salles com Arco, Leandro Magalhães com Yanick e Pablo com Falko. Agora, todos no desfile. Dever cumprido!

Premiação, com Peter Scherk como campeão mundial, Edgar Scherkl como vice, e o italiano Massino Floris em terceiro. Edgar deu o troféu dele pro Pablo!!! Isso mesmo! O troféu de segundo colocado no Mundial FCI 2010 está indo pro Brasil, mais precisamente para São José dos Campos/SP!

Bom, cumprindo minha promessa de anteontem, vou falar um pouco do campeonato. Assisti a algumas provas bem legais, e perdi outras bem legais também...rs! Não vi, por exemplo, a obediência de 98 pontos do Peter nem a proteção de 97 pontos do Edgar. Ou seja, perdi a melhor obediência e a melhor proteção do campeonato!!! Assisti à obediência do Edgar (que halter é aquele do Cayman!!!), a proteção do Peter (cachorraço o Bendix!!! Cada entrada na luva era uma porrada e no lançado, figurante no chão!), vi o Leeland, cachorro do Knut Fuchs, se machucar no lançado e sair no colo do condutor sob os aplausos do público, perdi a obediência do Theo Sporrer (pra mim, em vídeo, os halteres da Dunja são os melhores que já vi na vida, mas não consegui ver ao vivo). Percebi que nome ganha pontos e ser desconhecido tira pontos. (Infelizmente, é um pouco assim que funciona. Nem todo notão foi aquele mesmo, e nem toda notinha foi só aquilo mesmo). Mas, das apresentações que eu assisti, a nota de obediência do Edgar e da proteção do Peter, por exemplo, foram justíssimas.

Algumas equipes não são equipes de verdade, apenas são compostas por pessoas que vêm do mesmo país...rs! Outras, são realmente unidas. O clima é de verdadeira competição para alguns e de muita confraternização para outros. Alguns nomes famosos são realmente pessoas muito legais, mas outros, nem tanto.

Nos dois primeiros dias de competição, pensei comigo mesma: “Nossa, pouco público para um campeonato mundial!” Mas, nos dois últimos dias, as arquibancadas estavam, quase todo o tempo, lotadas. No momento das apresentações dos grandes nomes, então, é difícil conseguir lugar pra sentar!

Bom, pessoal, é isso. O campeonato acabou. Fomos todos jantar para comemorar nossa participação. Ops, quer dizer, a participação dos meninos, da Sheila e do Bert...rs! O Bert foi simplesmente SENSACIONAL como capitão da equipe brasileira. Vestiu, literalmente, a camisa! Absoluta dedicação! Essas são as melhores palavras para defini-lo. Da mesma maneira, sua esposa, Nicole, incansável ao seu lado.

Bom, galerinha, preciso dormir! Amanhã mando fotos. Apesar do campeonato ter acabado, nossa viagem ainda não acabou...rs! Amanhã de manhã, vamos treinar com Mia e Peter. See you!

 

Dia 28 – 20/09/2010 (Segunda)

Eu, Pablo e Sérgio fomos até o campo da Mia encontrar com ela e Peter. E olha o grupo com que treinamos: Mia Skogster, Peter Scherk, Robert Parak e Florian Knabi. Os Leandros não foram com a gente porque tinham compromisso: levar o Arco para acasalar. É, Arco realmente fez sucesso!!! E amanhã, de novo...rs!

O treino foi irado!!! Gente, eles são mega detalhistas!!! Muito, demais!!! Altíssimo nível técnico. A Mia, inclusive, fez uma demonstração que eu nunca havia presenciado! Enquanto Pablo vestia a luva e estalava o chicote na barraca, ela fazia obediência com o Helge! E ele nem ligou pro figurante, porque ela disse pra ele que aquele momento era de obediência, não de proteção! Nunca havia visto nada parecido em minha vida!!! E o Bendix???? O melhor malinois que conheci! O cachorro é muito sinistro, muito mesmo! Sobra cachorro! Controlar um cachorro daquele deve ser, realmente, muito difícil. E ainda ganhar um Mundial, ou melhor, dois, com um cachorro daquele, realmente é para poucos! Galera, que treino!

E o Pablo, que em pouco tempo treinou com quase toda a equipe alemã? Primeiro, treinou com Edgar na Alemanha. Aqui, continuou treinando com Edgar e com o casal Sporrer. E hoje, treinou com Peter, Robert e Florian. Só faltou o Knut Fuchs! É mole? ;-)))

Galera, amanhã escrevo mais. Será o último dia do diário, com as “considerações finais”...rs! Preciso dormir!

 

Dias 29 e 30 – 21 e 22/09/2010 (Terça e quarta)

Gente, acabei não escrevendo ontem, de puro cansaço. Ontem foi dia de correr atrás de veterinários para acertar as papeladas dos cães. Na verdade, só eu e Pablo, pois os Leandros já haviam conseguido acertar tudo na segunda mesmo. Foi um parto, mas, no final, conseguimos. Tivemos que ir a Helsinki pra acertar a papelada dos cães para poderem voltar pro Brasil. Mais dinheiro gasto, aff! Depois, arrumar malas. Como caber tudo? Nossa, levei mais de três horas pra terminar, e deixando algumas coisas pra trás...rs! Mas Luger tá voltando comigo (meu “campeão mundial” favorito...rs!).

Estou escrevendo do aeroporto de Amsterdam. É de madrugada, e tenho que esperar meu vôo que só sai amanhã cedo. Minhas costas doem, muito tempo sentada. E ainda tenho muito tempo sentada pela frente, até o Rio de Janeiro. Já vi que, mais uma vez, vou ter que ficar de pé nos corredores do avião, andando de um lado para o outro, pra aliviar um pouco. Mas o que a gente não faz pelo que ama, não é mesmo...rs!

Mas, uma coisa eu garanto pra vocês: valeu muito a pena! Estou mais pobre, com dores, cansada, mas feliz! Com mais conhecimento e, mais importante que isso, com a plena noção de que tenho TUDO ainda a aprender! Queria agradecer ao Leandro Salles, ao Leandro Magalhães e ao Pablo a oportunidade que eles me deram de acompanhá-los nessa empreitada, ver as dificuldades de perto, os erros, os acertos. Acompanhar todos os passos desse time foi, sem dúvida, uma experiência e tanto, que aproveitarei da melhor maneira possível quando chegar a minha vez.

Gostaria também de enfatizar o empenho do Bert. Muuuuuito massa!!! Poderia escrever de novo aqui tudo o que eu já disse aí em cima, mas ficaria repetitivo...rs!

E ter sempre como lição em minha vida o apoio que temos recebido de grandes nomes do adestramento mundial.

“That’s all, folks!”

Até a próxima aventura, pessoal!