InícioTimeDiárioFotosVídeosResultados


 

Diário de Bordo

por Leandro Salles

 
31/08/2011

Chegamos hoje na Europa, Leandro Magalhães e eu. Desembarcamos em Amsterdam, Holanda.

O vôo foi bem tranquilo, nenhuma turbulência, a comida do avião estava boa (para os parâmetros da classe econômica, é claro) e não tinha nenhuma criança chorando durante a noite rs, enfim, foi tudo bem.

Arco chegou bem e o pessoal da cia aérea trouxe ele até onde eu estava rapidamente. Apesar de parecer bobagem, às vezes acontece de demorarem pra trazer os cães até os donos. No ano passado acabaram levando os cães pra outro setor do aeroporto e com isso perdemos cerca de 1 hora esperando os cães.

Infelizmente tivemos um problema com o Yanick, que brigou com o Rott do Leandro Magalhães e com isso ficou machucado, mancando e com a perna direita dianteira inchada, e não teve como embarcar.

Como já estava em nossos planos, trouxemos também um novo cão que importamos no começo do ano, ainda filhote, e que hoje está com 9 meses, para podermos treiná-lo um pouco por aqui.

Pegamos os cães e levamos pra passear pela calçada do aeroporto, demos água e colocamos eles e as bagagens mais próximos de onde iríamos parar nossa van.

O tempo na Holanda estava agradável, 19 graus às 13:00h.

Leandro Magalhães foi até a locadora de carro pegar a van enquanto eu esperava do lado de fora do aeroporto com os cães e as bagagens. Depois de carregarmos o carro, dirigimos direto até a Alemanha, para o hotel onde estamos hospedados.

O Hotel fica próximo de um centro comercial, aqui tem mercado e restaurante bem próximos, o que facilita bastante a nossa vida.

Pra nós é um pouco difícil comer por aqui, sendo que não como certos (vários) tipos de comida e o Leandro Magalhães também não come. No final sempre acabamos comendo no McDonald's (ou similar) ou então em algum restaurante que tenha algum tipo de massa.

Agora a noite saímos pela última vez para passear com os cães.

Amanhã começam os treinos por aqui e assim que tiver alguma novidade irei postando.

 

01/09/2011

De ontem pra hoje a noite foi curta. Fomos dormir tarde e acordamos as 7:00h da manhã porque tínhamos bastante coisa pra organizar por aqui.

Tomamos o café da manhã no hotel mesmo e saímos para passear com os cães. Depois fomos até Rheine (não estamos em Rheine, estamos em uma cidade próxima), procurar bota (galocha) para poder fazer faro na terra arada. Parece brincadeira, mas ficamos mais ou menos 3 horas procurando uma loja que vendesse uma simples bota. Nenhuma das pessoas que pedimos informação sabia dizer onde poderíamos comprar. No final, depois de mais ou menos 3 horas procurando em tudo quanto é lugar, achamos uma loja que tinha.

Entramos em algumas lojas especializadas em jardinagem (aqui tem muitas), e algumas de ferramentas. É de impressionar qualquer um a quantidade de ferramentas que eles têm por aqui, tem de todo tipo e tamanho. O mais impressionante é o preço, você pode comprar uma boa lavadora de pressão por 250 euros, que no Brasil custa 1300 reais. Nesse tipo de loja a gente encontra coisas boas e por um preço muito bom, como por exemplo, furadeira, jogos de chave de fenda, serra de bancada, enfim, tudo!

Depois desse "pequeno passeio" fomos almoçar, no Burger King, é claro rs. Outro problema que temos aqui é que apesar de ser Alemanha, muita gente não fala inglês, e como de costume tivemos alguns problemas pra pedir os lanches, pois nem o Leandro M. nem eu comemos lanche do jeito que vem no menu original. E pra explicar o que era pra tirar hehehe...

Final do dia fomos treinar faro pela primeira vez com o Arco. Aqui tem bastante terra arada, porém não é muito fácil achar um local pra estacionar a van, pois esses campos normalmente ficam na beira das estradas, que não têm acostamento ou ruas menores que saiam delas.

Achamos um campo do jeito que eu queria, com terreno mais duro e seco, além de torrões grandes de terra, o que deixa tudo mais difícil, porque ao pisar não fica marca no chão. Bom, quanto ao faro em si, correu tudo bem, não tivemos nenhum tipo de problema.

Depois do faro, Leandro M. aproveitou pra brincar um pouco com o cachorro dele e em seguida fomos ao mercado comprar comida pra refeição diária dos cães. Ontem eles comeram frango e hoje comeram carne de porco e frango também.

Antes da refeição deles, paramos em um pequeno parque que tem aqui perto do hotel para eu poder treinar um pouco de obediência com o Arco. Foi tudo ok, sem nenhum problema também.

Terminamos o dia com um jantar bem melhor do que o lanche costumeiro. Comi frango grelhado e batata frita e o Leandro M. comeu uma lasanha.

Ah, na estrada tiramos foto de um carro do google, que faz filmagem e fotografa as ruas e casas da cidade para o Google Maps. Vocês podem ver o "mecanismo" de foto acoplado ao carro deles, na página de fotos desse nosso site.

 

02/09/2011

Acordamos hoje por volta das 8:30h e fomos tomar café da manhã.

Como ontem eu havia treinado faro as 16:00h, hoje fiz mais cedo, por volta de 10:00h. O Leandro M. marcou a pista do Arco. Novamente foi tudo bem, tirando um pequeno erro do Arco que indicou o objeto um pouco antes, cerca de 30cm antes. Ele deve ter percebido o cheiro do objeto e se adiantou. Os objetos seguintes foram indicados sem problemas e a pista em si foi boa.

Marquei uma pequena pista para o Prinz, cão do Leandro M., e foi tudo bem também para um cão iniciante e que nunca viu terra arada. Ele é um cão calmo no faro e gosta bastante de comer.

Depois do treino de faro voltamos para o hotel e descansamos um pouco. Na parte da tarde, já por volta das 16:00h, fomos conhecer alguns clubes de treino que estão à disposição dos competidores da FCI. Ficamos em um deles pra treinar um pouco de obediência. Foi tudo normal, porém estava bem quente, aliás hoje está bem mais quente que ontem, mas parece que a partir de domingo o tempo deve mudar e começa a chover também.

Voltamos pro hotel, como de costume e necessário, passamos no mercado para comprar comida pros cães.

Fomos jantar aqui perto mesmo e na volta encontramos com Daniela Prado, uma das Chefes da Equipe, e Cristina Bastos (membro da equipe Rio Ipo) que veio para ajudar a gente e assistir o mundial.

Daniela mandou fazer um troféu muito bonito e bem grande hehehe. Toda equipe leva um troféu do seu país para ser entregue a outro país. É uma troca que acontece ao final do campeonato. Na página de fotos tem uma foto do troféu, que particularmente achei muito bonito.

 

03/09/2011

Logo cedo fomos fazer faro em um campo bem arenoso. Arco foi bem novamente.

Após o faro fomos em um campo gramado pra treinar faro com o Prinz. Ele está aprendendo com facilidade, claro, o campo limpo e macio daqui da Alemanha ajuda bastante rs. Voltamos para o hotel, descansamos um pouco e no final do dia fomos treinar proteção com o Jan Skogster, junto com o pessoal do time finlandês.

Arco se perdeu um pouco nas batidas de barraca pois o campo era pequeno, com barracas bem paralelas umas das outras, e pra piorar tinha barreira e rampa fixa no meio do campo. De todo modo os cães da Finlândia cometeram os mesmos erros, então foi culpa do campo mesmo.

Parece que vão usar uma luva super mole no dia da prova. Isso não é certeza, mas pode ser que aconteça. Ao contrário do que as pessoas pensam isso não facilita em nada, pois me mostraram uma luva mole demais, arredondada, que amassa como se fosse um travesseiro de gente, bem macio. Com isso o cachorro tende a mastigar um pouco, e se morder errado a situação piora, pois ele não da pra acertar a mordida. Acho que muitos cães terão problemas com isso. Todo mundo está esperando que não usem uma luva dessas, mas se tratando de Alemanha tudo é esperado na parte de proteção.

No final do treino o Jan me mostrou a fêmea Malinois que ele trouxe pra mim da Finlândia. Brincou um pouco com ela com uma salsichinha, tem uma mordida muito legal, bem estável.

 

04/09/2011

Acordamos mais tarde pois estávamos muito cansados. Procuramos um lago pro Arco nadar um pouco e relaxar porque ele também estava aparentemente cansado. Achamos um rio bem legal onde fizeram na beira uma espécie de "prainha" (tinha até areia rs). Arco nadou bastante e ficou muito mais disposto, ele adora nadar.

Depois disso fomos treinar proteção em outro campo e correu tudo bem. Treinamos também um pouco de proteção com o Prinz e também foi legal. Bons latidos e lançado. Com a mali fizemos um pequeno treino, fiz algumas mordidas no pillow jumbo e depois alguns lançados. Ela entra rápido e super forte.

Voltamos para o hotel, descansamos mais um pouco e saímos pra soltar os cães novamente.

O jantar foi agradavel. A dona do restaurante nos servia e falava alguma palavra em português, ela ia no computador dela usar o tradutor e voltava com alguma palavrinha em português pra nos agradar. Coisas do tipo, bom apetite, estão satisfeitos, a comida estava boa... enfim, muito simpática. Aliás, até o momento é a única pessoa simpática daqui.

 

05/09/2011

Hoje cedo saímos com os cães pra passear um pouco e depois fomos pro clube fazer obediência com o Arco. Foi legal, vamos ver como ele se sairá amanhã no treino oficial.

Em seguida viemos pro hotel e pegamos a Mali e o Prinz pra passear novamente. Aproveitamos e fomos com eles em um pet shop comprar algumas coisas.

Almoçamos aqui perto mesmo e no final do dia fomos treinar proteção com o Arco em um campo de futebol, junto com o time da Finlândia. O Arco mordeu muito bem aquela luva esquisita.

Voltamos pro hotel, passamos no mercado pra comprar algo pra comer por aqui mesmo. Estamos cansados e precisamos descansar pra sairmos amanhã cedo e ir pro estadio, nosso treino oficial está marcado das 10:30h às 10:55h.

 

06/09/2011

Acordamos e fomos direto pro estádio pois hoje era o dia do treino oficial dos competidores. Cristine e eu combinamos tudo que cada um iria treinar. Mia, Daniela, Cristina e Leandro M. ficaram nos ajudando com os equipamentos (bolas, cones, tug, luvas, halter). É muito bom ter uma equipe pra ajudar porque temos apenas 5 minutos pra cada cão para fazer obediência e proteção. No final correu tudo bem. Florian nos ajudou na figuração.

Depois do treino conseguimos relaxar um pouco, assistir ao treino de outras equipes e conversar com alguns amigos e colegas que estavam no estádio. Aproveitamos também para pegar nossos uniformes da Euro Joe.

Fomos almoçar, conversamos bastante e foi bem divertido. Leandro M. e eu voltamos para o hotel enquanto as meninas voltaram para o estádio para assistir o treino da Finlândia. Nós tivemos que vir pro hotel pois deixamos nossos outros 2 cães aqui, levamos somente o Arco.

No final do dia fomos pro faro e hoje ajudei a Cristine com o Luger. O tempo agora a tarde mudou muito, está um vento muito forte e chovendo, mas mesmo assim fizemos faro. Luger foi bem segundo o que a Cristine havia dito que ele vinha fazendo. Agora não temos muito tempo, mas quem sabe podemos ajudá-lo um pouco. O Faro do Arco foi bom, não mais que isso. Nada comparado aos outros treinos que havíamos feito. Talvez por conta da chuva e vento.

Voltamos para o hotel, passeamos mais um pouco com os outros cães, na chuva mesmo rs (fazer o que) e fomos jantar.

Amanhã alguns competidores ainda treinam no estádio, a tarde tem a reunião dos chefes de equipe e quase no fim do dia a abertura oficial do evento, onde os competidores desfilam com seus cães, uniformes e bandeira de cada país. E o mais importante, o sorteio de ordem de entrada de cada competidor!

 

07/09/2011

Treinamos faro em um campo que o Werner Rapien escolheu. Pra quem não sabe, o Werner é juiz de trabalho e policial aposentado que trabalhava com cães aqui na polícia alemã. A esposa do Werner também nos acompanhou no treino. Muito prestativos os dois, além de serem muito simpáticos conosco.

Os cães foram bem, Luger foi bem legal no faro e Arco também. Se tudo correr bem e o terreno ajudar a gente deve conseguir uma boa pontuação, mas isso só amanhã pra saber hehehe.

Leandro M e eu voltamos pro estádio para ver a demonstração de obediência e proteção. A obediência foi feita com um Pastor Alemão e a proteção com um Malinois. Por incrível que pareça o que era esperado por todos não aconteceu, o juiz da proteção não escolheu a mesma dupla de figurantes do VDH para a FCI. O Figurante da primeira parte se movimenta bem rápido e posiciona bem a luva pro cachorro, no entanto ele posiciona a luva no último segundo. O da segunda parte não grita muito e recebe o cachorro com a luva baixa, do lado esquerdo e meio que com a barra de mordida pra baixo. Não sei, mas acho que muito cachorro não vai conseguir acertar a mordida por conta disso e, quem sabe, alguns terão problemas e podem até escapar da luva.

Depois da apresentação oficial dos figurantes e da obediência, fomos treinar proteção com o Arco. Treinamos em um campo que fica a 5km de distância do estádio. O Radek, figurante da República Tcheca, nosso amigo, foi o figurante do Arco. Correu tudo bem no treino e ele nos disse que gostou bastante do trabalho do Arco.

Após o treino voltamos correndo pro estádio porque estava quase na hora da abertura oficial do evento. Como de costume desfilamos com os cães no estádio, correu tudo bem, nenhum problema hehehe. Depois da organização agradecer a todos e tal, apareceu um pequeno avião no céu de onde saltaram 3 paraquedistas e no meio do campo havia um ponto onde eles tinham que pousar, mas não deu certo porque o vento estava forte demais. Cada um caiu em algum lugar da região, bem longe do estádio. Fizeram de conta que nada aconteceu e seguiram com a cerimônia de abertura. Depois disso fomos até o salão onde foi feito o sorteio e eu peguei o número 20. A Cristine tirou o número 11.

Bom, por hoje é isso. Amanhã começa o campeonato e o estresse está chegando. Vamos ver no que dá.

 

08/09/2011

Acordamos bem cedo e me "deparei" com o estresse rs. Arrumamos as coisas rapidamente e seguimos para o ponto de encontro dos competidores do meu grupo que faria o faro as 10:45h. De lá seguimos para o campo de faro onde seria feito o sorteio de entrada de cada integrante daquele grupo. Ao chegar no local tomamos um susto com o tanto de vegetação que havia, pois segundo o site o campo seria terra arada, arenosa e talvez com um pouco de vegetação. Aquele campo era um mundo de vegetação e não tinha nada de arenoso (nas fotos da pra ver a quantidade de vegetação e comparar com as fotos disponibilizadas no site do mundial).

O sorteio foi feito e peguei a segunda pista. Pra resumir o Arco fez 90 pontos. Ele ficou mais firme na terceira, quarta e quinta reta, a primeira e segunda foi onde ele perdeu os pontos. Não sei, talvez por conta da vegetação mesmo, até porque me disseram que aquilo era uma plantação de canola e quando as folhas eram amassadas ela soltava um óleo. Enfim, deve ter confundido um pouco ele. De todo modo estou contente com o resultado, era o que eu esperava fazer.

Essas são as pontuações do meu grupo:
México: 86
Brasil: 90
Espanha: 95
França: 86
Polonia: 96
Slovenia: 82

O primeiro grupo de faro pegou um local bem melhor e as pontuações foram bem mais altas. O local tinha a vegetação baixa e a terra estava boa, segundo o que a Cristine me disse.

O segundo grupo pegou um local mais difícil que o primeiro e o Robert Parak conseguiu "apenas" 94. Ele era um dos que todos esperavam pontuar super alto, mas infelizmente o campo de faro não ajudou muito. Fazer o que, tem que contar com um pouco de sorte também.

Fiquei muito feliz pela Cristine que fez 92 pontos no faro e teve sorte de pegar um campo bom pra faro! Foi um super resultado pois o cachorro dela vinha tendo problemas sérios no faro. No final, quem diria, fez 92! Acredito que pra ela esses 92 pontos valeram 100 hehehe.

Depois do faro, mais aliviado, fomos pro estádio assistir um pouco das obediências e proteções.

Na proteção o juiz está pegando bem pesado e as notas até o momento estão baixas. Alguns cães tiveram problemas no lançado, como a gente previa, muitos não morderam cheio e alguns caíram da luva. Vamos ver amanhã.

Não deu pra ver muitos cães porque tínhamos que cuidar dos cães que estavam no hotel e nos preparar para o resto da competição.

Bom, o campeonato continua...

 

09/09/2011

Hoje foi dia de proteção pra nós e obediência pra Cristine.

Fiz proteção logo cedo. As batidas de barraca foram boas e não tive nenhum problema. Vários cães aqui estão tendo problemas com isso e imagino que seja por causa da cor de tudo em volta do estádio. As barracas são vermelhas e se confundem com a arquibancada, pista de corrida em volta da grama, bandeiras colocadas ao lado da primeira barraca, pódio vermelho... enfim, tudo aqui é vermelho e é confundido com as barracas que o cachorro tem que revistar.

O latido foi legal também, sem problemas, o chamado da barraca foi excelente, o Arco ficou 100% sob controle. Me empurrou um pouco na hora da condução pra fuga mas não saiu de controle. O deita foi sem problemas. Na fuga o figurante foi rápido e no momento que o Arco pulou pra morder ele levou a luva pra frente do corpo, com isso o Arco não conseguiu uma boa mordida (esse figurante está fazendo isso com vários pastores alemães, não com todos, mas com vários. Não percebi isso com os malis). Assim que o figurante parou o arco mordeu cheio mas já tive que mandar largar e o larga foi sem problemas. No reataque não tivemos problemas, a mordida foi perfeita e o larga também. Na guarda ele se alterou um pouco e me olhou rapidamente duas vezes. No transporte pelas costas correu tudo bem, Arco estava bem controlado e mordeu perfeitamente no ataque do figurante, o larga foi perfeito. Condução lateral foi ok também e pro lançado também. Ele ficou sob controle até que o juiz desse a ordem pra eu soltá-lo e mordeu perfeitamente no lançado. O larga foi perfeito e no reataque a mordida foi perfeita também. Em seguida fez o último larga, aguardei uns 3 segundos e mandei largar, perfeito! A guarda foi excelente e o transporte lateral sem problemas.

No final o juiz comentou que o cão era muito dominante com o figurante e tinha muito drive mas que eu havia perdido mais pontos por usar comandos muito fortes (voz alta).

Estou satisfeito com o resultado da proteção, não com a pontuação em si, mas sim com o comportamento do cachorro em geral.

De tarde vimos a obediência da Cristine com o Luger e o resultado foi muito bom, ela conseguiu 91 pontos! A apresentação foi super legal e o cachorro estava muito bem, como a gente previa.

Amanhã cedo Cristine e Luger fazem proteção e Arco e eu faremos obediência no meio do dia.

 

10/09/2011

Hoje fiz a seção de obediência. Estava bem mais quente do que nos dias anteriores o que não me ajudou muito. Acabei fazendo uma condução ruim, o Arco estava desatento e foi aí onde perdi mais pontos. No restante dos exercícios acho que ele fez mais ou menos o esperado. No final recebi 81 pontos. Tentei fazer a minha parte e fiz o que pude.

Nós vamos continuar por aqui treinando para o ISP que provavelmente será a última prova do Arco, pelo menos internacionalmente. No ano que vem, na época dos campeonatos internacionais, o Arco estará com quase 8 anos de idade e acho que está na hora de parar, dar descanso à ele. Além de que existem outros cães no Brasil melhor preparados e mais novos que ele para representar o país. Desejo boa sorte aos participantes do ano que vem e espero ver outras raças além do pastor alemão participando.

Obrigado a quem acompanhou e torceu por nós.

Continuarei escrevendo no diário como as coisas estão indo.

Preciso agradecer especialmente a minha esposa, Kathleen, que está em casa cuidando dos cães sozinha e ainda tendo que ir pra faculdade. E agradecer também ao Leandro Magalhães que está aqui me auxiliando em tudo que preciso. Agradecer ao pessoal do meu grupo de treino e ao meu figurante João Batista.

Cristine finalizou bem fazendo 87 na proteção. Deixo aqui meus parabéns à ela por ter ido super bem, pela coragem de vir sozinha pra cá e ficar treinando por 1 mês (muita gente pensa que é fácil mas não é) e por ter representado bem o país em um campeonato desse porte. Que os brasileiros continuem indo cada vez melhor e que criem cada vez melhores cães, sendo que o Luger é um cão de criação nacional e foi treinado no Brasil.

Abraço à todos, e até o ISP!

 

11/09/2011

Hoje fomos pro estádio na hora do almoço, pois como nossa participação na competição acabou, aproveitamos a manhã pra descansar um pouco.

De tarde vimos a proteção do Theo e Dunja. Foi muito bom, ela cometeu apenas um pequeno erro na barraca, no momento do latido, mas mesmo assim isso não foi o suficiente para que eles perdessem o mundial e terminaram como campeões do mundo.

Como de costume, participamos da cerimônia de encerramento do evento. As 3 melhores equipes foram premiadas e, claro, os melhores colocados também.

Após o encerramento oficial do evento, aproveitamos um tempinho pra nos despedirmos de alguns amigos.

 

... continua em Diário ISP 2011 RSV2000