InícioTimeDiárioFotosVídeosResultados


 

Diário de Bordo

por Cristine Dias

Cristine Dias

04/08/2011

Olá, pessoal! Faço parte da equipe que representará o Brasil esse ano no Mundial de IPO da FCI. A equipe é composta por mim e Luger (Neck do Sadonana), Pablo Ruiz com Falko do Alpha Lupus, Leandro Salles com Arco zo Severnej hranice, Leandro Magalhães com Yanick Vikar e Eduardo Carrera com Giny vom Haus Targa. Cheguei hoje na Alemanha, pra treinar e tentar uma boa apresentação no Mundial. O resto do grupo chega mais perto da competição.

Meu objetivo aqui é aprender novas técnicas de treino, tentar que eu e Luger nos apresentemos bem no Mundial, e ganhar experiência ao participar de um campeonato de tamanha magnitude. Sei que nós temos muitas limitações, e nem sei se conseguiremos chegar ao fim de todas as seções, mas posso prometer a vocês que daremos o nosso melhor. Tô indo com meu primeiro cão treinado para schutzhund mais longe do que nunca imaginei, e serei sempre grata por isso! Luger, você é foda, meu amigo! J Quero agradecer aqui publicamente ao meu mais especial amigo!

Bom, cheguei hoje na Alemanha, no aeroporto de Munique. O vôo correu bem, exceto pelo fato de que acordei com bastante dor nas costas, depois que adormeci por algumas horas. Outra coisa ruim é que tive que desembarcar o Luger em Paris, pois como fui de Air France, eles não mudam o cachorro de um avião pro outro na conexão, mas exigem que o próprio passageiro o faça. Por um lado, é bom, mais seguro, pois fico com a certeza de que ele saiu de um avião e entrou no outro.  Mas, sozinha, num aeroporto onde ninguém te oferece ajuda, carregando cachorro, caixa, bagagem (sim, porque como eles não mudam o cachorro de avião, eles também pedem pra você desembarcar e fazer novo check in também da bagagem), ficou tudo bem complicado. Ainda bem que nos aeroportos da Europa os cães podem andar na guia. Assim, desmontei a caixa, coloquei no carrinho, coloquei toda a bagagem dentro, e fui andando com Luger na guia até o outro terminal. Mas não sei como fazer na volta, porque sozinha, com mais bagagem (claro que vou comprar coisas...rs!) e dois cachorros, vai ser muito complicado quando eu tiver que fazer a mesma conexão de volta no aeroporto de Paris. Ah, sim, dois cachorros porque vim também buscar meu Kodiak vom Parchimer Land, filhote de malinois que acabei de comprar. Depois falo mais sobre ele.

Mia Skogster, campeã mundial pela FMBB no ano passado, nossa chefe de equipe (quanta honra, né!) foi me buscar no aeroporto de Munique. Vou ficar hospedada na casa dela durante o tempo em que ficar aqui na Alemanha. Ela foi muito gentil em me convidar, e vai me ajudar, juntamente com Peter Scherk, tri-campeão Mundial (duas vezes pela FCI e uma pela FMBB), a treinar o Luger nesse mês que antecede o campeonato. Bem assessorada eu tô! J

Mia e Peter moram na mesma rua em Königsbrunn, cidade há mais ou menos uma hora de Munique. Assim que chegamos na casa da Mia, Peter ligou e veio, juntamente com sua esposa, Connie, me visitar! Eu ainda não conhecia a Connie. Fiquei encantada com sua simpatia! Fiquei muito feliz com a visita deles, lisonjeada mesmo! J E ainda me trouxeram seu segundo carro pra eu usar!!! Não é o máximo? Olha, fico muito feliz de poder contar com a ajuda de pessoas tão especiais! Essa, com certeza, é uma lição que levarei pro resto de minha vidas!

Luger chegou bem. Conheci Ratÿ, o novo cão da Mia, filho de Helge. E estou ansiosa por pegar o meu filho de Helge amanhã! E, claro, conhecer e treinar com o Team Heuwinkl, um dos melhores times de treino do mundo! J

Organizamos a vida aqui na casa da Mia, pra conseguirmos manter os três cães, machos, soltos e conosco o tempo todo. E ainda mais o filhote, que chega amanhã.

 

05/08/2011

Fui passear com o Luger na parte da manhã (ou melhor, da tarde. Não consegui acordar de manhã...rs!). Uma amiga da Mia, Miia Kiviaho, veio também pra cá, junto com sua cadela, Mecberger Katerina. Ela veio dirigindo desde a Finlândia. Vamos todas mais tarde pra Heuwinkl.

Fomos ao supermercado de tarde, juntamente com os filhos de Mia, Ena e Daniel. Compras de mercado e, na saída, experimentei o famoso “leberkäsesemmel”, sanduíche tradicional e famoso que a Mia falou pra eu experimentar. Uma delícia! E barato! Custou um euro!
Ta aí a foto: http://www.diehoflieferanten.at/02_essen_trinken/img/Leberkse.jpg
Ah, e também experimentei esse: http://bakeryeuropa.mysiam.de/en/images/brezel.gif

No fim do dia, fomos pra Heuwinkl, que fica há mais ou menos uma hora e meia de Königsbrunn. Como fica longe, os treinos lá são só às sextas à noite e aos sábados pela manhã. Todo mundo dorme lá de um dia pro outro, todo final de semana.

Chegamos em Heuwinkl e adivinhem quem foi a primeira figurinha que vi???? Yes, Kodiak!!! No colo de sua criadora, Bobby Eder. Galerinha, sou a mais nova proprietária e treinadora de um “cuti-cuti” filhote de mali...rs! J

Acompanhei o treino de todo mundo, Peter, Robert, Florian (muito legal reencontrar Robert, Florian e sua esposa Nadja!), Mia e todo o restante do time. Claro, maravilhada. Eles são mesmo tudo isso que dizem e tudo mais! J O primeiro treino de obediência do Luger foi uma porcaria. Ele estava com uma atitude horrível. Mia me ajudou muito, mas, mesmo assim, saí bem desanimada do treino. Mais tarde, treinei proteção com Peter e Florian. Foi um bom treino. Não mandei o Luger revistar os biombos, porque eles mantém a rampa no meio do campo, e fiquei com medo do Luger se confundir à noite. Peter também achou melhor não.

Jantamos Kärntner-Nudeln (outra tradicional comida alemã) e fomos todos dormir. Ah, fiz o primeiro treino de obediência com Kodiak, antes que ele complete dois meses..rs! E ele dormiu conosco, solto, a noite inteira. Filhote de mali é agitado? Well, não o meu! ;-)

 

06/08/2011

Acordamos cedo, tomamos café, e fomos treinar. Micaela Knoche, que também faz parte do time, chegou hoje. Ela e seu marido Horst. Treinamos obediência, foi melhor hoje, e proteção, que foi super!!! Mas Luger saiu muito cansado. Tão cansado que cambaleou no final. Os treinos aqui são pesados demais, tava quente (uns 30 graus no sol), e mesmo com bom condicionamento físico, digo pra vocês que meu cachorro quase abriu o bico de puro cansaço. Mas, mesmo assim, foi um super treino. E Mia, Peter e Florian me elogiaram bastante quanto ao progresso no controle do Luger na proteção e, principalmente, quanto ao nosso treino de transporte frontal. Fiquei feliz!

Mais treino com Kodiak.

E assistir a todos os super treinos, então? Uau!!!

Saímos de Heuwinkl no final da tarde. Dia inesquecível. Tava desanimada, mas animei de novo. Tô meio insegura quanto à minha participação no Mundial, mas menos que ontem...rs! Bom, já estou aqui, agora vamos lá!...rs!

Viemos pra casa, Stefan, namorado da Mia, estava esperando pela gente. Ele fez um  super jantar pra gente! J

Luger comeu, meio sem vontade. E começou a mancar. Acho que por causa de fadiga muscular pelo treino puxado da manhã. Espero. Ele não tá muito legal hoje.

 

07/08/2011

Luger tá melhor, mancando bem menos. Dei um descanso pra ele hoje, já que tava mancando bem ontem, e não quis comer direito. Hoje ele comeu melhor, mas ainda sem a gana usual. Fiz um pequeno treino de obediência, sozinha mesmo, só de aproximação com o halter. E um passeio pequeno.

Kodiak tá cada vez com mais impulso de comida. Uma gracinha fazendo condução. Tô aprendendo muito sobre treino de filhotes com a Mia. Desde que o peguei, hora de comida é hora de trabalhar. Nem tenho vasilha...hehehe! É impressionante o quanto o filhote evolui de um dia pro outro, em impulso, aprendizado, sociabilidade, tudo. Ele fica a maior parte do tempo solto na sala com a gente.

Vou falar um pouco sobre ele: Kodiak é filho do cachorro da Mia, Helge, com uma cadela da Bobby, que treina no Team Heuwinkl, chamada Hanka. Ele é de criação do canil Parchimer Land. A Hanka é meio-irmã do Bendix, cachorro do Peter, por parte de pai e, por parte de mãe, é neta do pai do Cayman, cachorro do Edgar Scherkl. Ou seja, linha de sangue muito bem sucedida. A Mia e o Peter me deram a oportunidade de comprar esse filhote, que foi escolhido por eles, como primeira escolha da ninhada! É um filhote muito bom: com muito impulso de comida, bastante caça, morde forte, não é agitado, nervos fortes, sociável, uma atitude excelente. Enfim, tem tudo pra dar certo. Espero que continue assim, e que eu tenha competência para treiná-lo bem. Leandro, se prepara pra treinar um mali, viu? Leandro Salles é o meu figurante em São Paulo.

À noite, assistimos um filme, e Kodiak dormiu o filme inteirinho no meu colo. Fiquei impressionado com a capacidade que ele tem de relaxar...rs!

 

08/08/2011

Acordamos cedo e fomos treinar faro. Fomos pra um terreno de terra, bem duro, e com muita pedra. Pedra mesmo, rocha, milhares, milhões, arredondadas, que ficam misturadas com a terra. Não era um terreno arado. Ou, pelo menos, não arado por agora. Quando percebi a qualidade do terreno, e a quantidade de vento, avisei pra Mia que achava que meu cachorro não ia conseguir. Nunca tinha visto nada parecido com aquilo. Mas ela disse que era importante pro Luger ganhar experiência, e quando ele fosse pro terreno mais fácil, tipo o que será usado na competição, seria mais tranquilo pra ele. Ela marcou uma reta pro Luger, com um objeto, e uma pista pro Ratÿ. Quando vi o quão leve ela pisa, pensei: “Já era!” Ratÿ foi primeiro, enquanto esperamos a pista do Luger descansar um pouco. Ele foi muito bem, apesar de só ter oito meses de idade, e ser a terceira pista de terra na vida. Uma ventania impressionante, que nunca vi no Rio. Com rajada, sabem? Luger, ao contrário do que pensei, foi bem. No início, ele não sabia bem que cheiro seguir mas, assim que pegou, foi indo na boa. Claro, eu tava bem perto na guia, e era só uma reta. Mesmo assim, gostei bastante.

De lá, fomos direto num clube mais perto treinar obediência. Ah, esqueci de contar pra vocês que resolvemos nos atentar pra atitude do Luger na condução, pro foco, e deixar a posição do jeito que está mesmo. Como todos já sabem, Luger é meu primeiro cão, e a condução dele é adiantada, pois eu treinei errado. Consegui melhorar, mas ainda tá longe da perfeição. Logo, ele adianta e anda torto. No entanto, tanto Mia quanto Peter acharam melhor eu deixar de lado a briga com ele de posição, pois não vai mesmo ficar melhor do que está, muito menos em um mês, e focarmos apenas no foco. Rsrsrs, ficou engraçada essa frase, mas é isso mesmo. Se ele se apresentar com uma boa atitude e bom foco, já considerarei meu objetivo alcançado na obediência.

O treino foi bom. Treinamos só condução e o em frente sem deita, aproveitando o campo novo.  

Tô preocupada de, no sorteio, ter que fazer proteção antes de obediência no campeonato, ou de ser a primeira ou segunda obediência depois de uma sessão de seis proteções (como é o costume) e ele entrar “pensando” que é proteção. Isso é bastante complicado, e é algo que tem que ser treinado durante a vida do cachorro. Infelizmente, só me atentei pra isso muito tarde. Espero que não tenha sido tarde demais.

 

09/08/2011

Vou falar um pouco sobre o local aqui: Mia mora em uma casa que fica do lado de uma plantação de milho. Tem terreno pra treinar faro na frente e dos lados, grama ou arado. Um espetáculo, uma facilidade que impressiona. De carro, conseguimos arado em dois minutos. E, a pé, em alguns segundos...rs!

Acordamos cedo e fomos treinar faro nesse campo arado que fica aqui do lado. Imaginem! Arado no quintal de casa. Ai, que sonho!

Mia marcou pista pro Luger e pro Ratÿ. O terreno aqui é bem mais fácil que o terreno de ontem. Arado mais normal mesmo, mas ainda assim, com algumas pedras. Ratÿ fez um faro divino!!! Luger fez um faro horroroso! É, pois é. Se fosse a prova, ele não passaria. Foi bom, porque a Mia hoje viu o tamanho do nosso problema. E, como ela mesmo disse: “You have a huge problem!” É, eu sei. Não sabemos se Luger será capaz de terminar o faro na prova... O objetivo, agora, é treinar pra ele “sobreviver” ao faro no dia da prova. É isso.

À tarde, fomos comemorar o aniversário da filha da Mia no zoológico! Vimos uma foca gigante...hehehehe! Dani, preciso dizer de quem a Mia se lembrou??? Hahaha! Mando fotos depois.

Ah, gente, sobre fotos: na viagem do ano passado, fomos eu, Leandro Salles e Leandro Magalhães pra Bélgica. Ou seja, um de nós sempre ficava tirando fotos. Esse ano, tô sozinha, e Mia e Peter estão sempre me ajudando a treinar. Logo, tá um pouco mais complicado pra ter fotos legais pra mandar. Mas vou tentar tirar algumas e mando, tá bom? Fotos da foca gigante eu tirei hoje...rs!

Esqueci de falar que Miia foi embora no domingo e Stefan foi embora ontem. 

 

10/08/2011

Mia saiu cedo com as crianças, pois foi leva-los pra passar uns dias na Finlândia. Fiquei em casa, dormi até tarde, arrumei a cozinha e lavei roupa! Uau!!! Sim, gente, sou eu mesma! Hehehe!

Claro que fui treinar faro com Luger. Afinal, ele precisa de muuuuuuuuuuuuuito treino pra que eu mantenha a esperança de conseguir passar na prova. Marquei eu mesma uma pista pra ele, no arado aqui do lado. Foi um bom treino, comigo bem perto na guia e não deixando ele errar. Mas, no final, quando o terreno ficou mais difícil (tem uma parte do terreno com um arado beeeem mais difícil) ele voltou a ir mal demais.

Treinei Kodiak e tirei algumas fotos novas. Mando pra vocês em breve. Vou também colocar no meu facebook.

Treinei obediência com Luger, um pouco de condução, e posições. Foi bem. Demos uma passeio mais longo, em torno de uma hora. Ah, a pata dele melhorou completamente. Não tá mancando mais nada. Minhas costas é que estão me matando hoje. Será que rola dos dois ficarem sem sentir dor ao mesmo tempo?...rs!

Também levei Helge e Ratÿ pra passear, já que eles ficaram comigo enquanto Mia estava fora. Mas ela já está de volta.

Peter e Florian foram hoje pros EUA. Vão ficar lá duas semanas. Uma pena, pois perco duas semanas de treino de proteção com eles. Eu já sabia disso, pois esse seminário tá marcado há mais de um ano. No entanto, Peter pediu ao Horst, marido da Michaela, pra me ajudar na proteção enquanto eles não estão. E, quando ele voltar, a gente faz um “intensivão”.

 

11/08/2011

Faro com Luger pela manhã. Mal mais uma vez! Droga! Agora, deu até problema na indicação dos objetos. Mia me aconselhou a fazer mais uma pista no fim do dia com ele, só de objetos. Resolvemos dar um tempo nas outras seções, e treinar só faro durante uns dias. Acho que é mesmo o melhor a ser feito, ainda mais que ficarei mesmo sozinha no fim de semana, e não poderei fazer muita coisa a mais.

Saimos a tarde e compramos queijo pro Luger. Ele adora queijo. Quem sabe com queijo na pista como prêmio, ele não melhore. Vou tentar de tudo. Até comprar queijo em euros...rs! Levamos o carro da Mia pra oficina, pois precisava de alguns reparos pra ela viajar no fim de semana (seminário na Holanda). Ficamos só com o meu (meu, diga-se, do Peter...rs!), pois o dela só fica pronto amanhã.

No fim do dia, por volta de 19h (aqui tem sol até mais de 20h nessa época do ano), marquei uma pista pro Luger só de objetos, sem comida. E não é que ele foi bem? Pela primeira vez, um bom treino de faro. Um dos objetos ele não quis indicar de jeito nenhum, mas de 11 que eu havia posto, nem liguei. Era um objeto de formato fino, que nem se usa mais em competição. Então, esquece esse tipo de objeto.

Acho que o grande problema do Luger é o vento. Não tava ventando na hora dessa pista. Droga! Será que rola pedir pra não ventar no dia da prova?...rs!

 

12/08/2011

Pista de objetos pela manhã. Não tão de manhã, porque eu e Mia acabamos ficando conversando ontem até 4h da matina...rs! Foi bem, de novo.

Mia foi correr com Helge e Ratÿ. Eu, infelizmente, não posso correr. Minhas costas ainda não permitem. Talvez eu tente andar de bicicleta, mas não sei... Vou pensar. Por ora, minhas caminhadas com Luger estão de bom tamanho.

À tarde, fomos buscar o carro da Mia, e aproveitei pra fazer umas comprinhas: Um sapato novo impermeável e um casaco da Jack Wolfskin impermeável também. Um casaco só impermeável é pouco, e eu só trouxe um. Pela primeira vez, deixamos Kodiak em casa. Como ele não chora, e fica muito tranquilo quando colocamos dentro da caixa, e como ele tava com sono quando a gente resolveu sair, achamos melhor deixar. O legal daqui é isso: dá pra andar com um filhote de dois meses de um lado pro outro na rua, na guia. Sem paranóia de doenças. Ele já tem uma dose de vacina, e aqui eles consideram seguro sair assim. Outra socialização, não acham?

Final de tarde, faro com Luger. Coloquei queijo na pista, três retas e dois ãngulos. Mal de novo, principalmente nos ângulos, mas menos mal. Será que tá melhorando? Ai ai.

Hoje Mia viaja de noite pra Holanda. Vou ficar em casa, sozinha. Eu, Deus e os cachorros: Luger, Kodiak. Helge e Ratÿ. Liguei pra Michaela, mas ela e Horst pegam estrada hoje pra um seminário também, e só voltam na terça. Peter, Connie e Forian estão em Washington. Ou seja, estou só e abandonada na Alemanha...rs! Vou treinar bastante faro com Luger, e rezar pra domingo, depois do último treino, conseguir escrever aqui pra vocês que está tudo melhor, e que vamos conseguir sobreviver ao faro da prova. Torçam pela gente, por favor! 

 

13/08/2011

Acordei meio tarde, tava sol, quente e muito seco pra ir treinar faro. Aí, achei melhor deixar pro fim do dia. E achei melhor dar um pequeno descanso pro Luger também.

Passeei com todo mundo, Luger, Helge, Ratÿ, e treinei Kodiak.

Fui no supermercado comprar comida pra passar o fim de semana. Aproveitei, passei numa loja de celular e comprei um celular alemão pré-pago. Agora, tenho meu número aqui.

Fim de tarde, coloquei o Luger no carro, e fui atrás de algum campo arado que eu achasse mais fácil pra ele, pra ver se ele iria melhor. Claro, com o caminho de volta pra casa devidamente marcado no GPS...rs! Fiquei impressionada com a quantidade de gente andando de bicicleta pelas ciclovias que se estendem por todas as estradas menores e por dentro das florestas. Gente de todas as idades, todo mundo aproveitando o sábado pra ir pegar um sol e passear por aí. Muita gente correndo também, mas bicicleta é imbatível. Famílias inteiras andando de bicicleta, velhinhos, crianças, muito legal! Me lembrou a Bélgica no ano passado, mas aqui tem ainda mais gente. Pelo menos, nesse cantinho da Alemanha. Ah, estou na região da Bavária. Esqueci de escrever isso no primeiro dia.

Bom, encontrei um campo. Na verdade, encontrei dois, e um deles, o que não parei, parecia melhor. Mas como era muito menor e estava muito perto da estrada, cheio de rolos de feno em cima, achei que arrumaria problemas parando ali. Por aqui, em geral, é necessária a autorização do dono do terreno para que possamos treinar. Alguns o Peter disse que eu poderia usar, mas eu os achei pedregosos demais. Os que tem o terreno mais arenoso, mais parecido com os que serão usados no dia da prova, de acordo com o site oficial, não sei onde ficam, nem Mia. Vamos ver com o Robert essa semana, pois ele sabe. Então, me restou procurar e, como não sei a quem perguntar, arriscar um “esporro”...rs!

Parei no segundo campo que encontrei, um campo bem grande, de uma terra escura, meio pra dentro da estrada. Parei meu carro do lado de um carro que já estava parado, provavelmente de alguma família que veio andar de bicicleta pelas redondezas. Se já tem alguém parado, deve significar que pode parar. É o que imagino, pelo menos...rs!

Quando cheguei mais perto, percebi que não era assim tão fácil como me pareceu de longe. Acho que o terreno arado perto de casa é mais fácil, e mais parecido com o da prova. No entanto, já que estava aqui, resolvi treinar ali mesmo.

Aliás, um adendo: ainda não vi terra arada fácil aqui, molinha e úmida. Só areia seca, com muito pó, e meio dura. Acho que deve ser a época do ano. Ou a região. Não sei. Fato: não é tão fácil. O arado que eu treinei poucas vezes, no Rio, era mais fácil que os que vi aqui até agora.

Marquei uma pista. Coloquei o Luger. Começou bem. Terminou mal. Se perdeu até na reta, enfim, uma “caca”. No final, perdi um pouco a paciência, agarrei ele, dei um esporro, coloquei deitado na pista, esperei ele se acalmar, e mandei de novo. E não é que funcionou?...rs! Ele voltou mais centrado, e chegou no final sem errar. Mas isso já era a última reta. Pena que não perdi a paciência antes..rsrsrs! Gente, tô brincando, tá! Sei que não posso ficar perdendo a paciência na pista, e que se eu ficar fazendo isso o tempo todo, já era cachorro. Portanto, pode até ter funcionado, mas a idéia não é essa. Se isso ficar se repetindo, corro o risco dele parar de farejar.

Vim pra casa muito chateada. ;(

Coloquei Harry Potter 5 no DVD, com legendas em inglês. Qualquer coisa que me fizesse esquecer que tenho um Campeonato Mundial em poucas semanas, e meu cachorro não consegue chegar ao final de uma pista sequer.

Amanhã é outro dia.

 

14/08/2011

Acordei cedo, por volta de 8h, pra treinar o Luger. Claro, faro...rs! Obediência e proteção, só semana que vem. Preciso resolver essa questão do faro, pra tentar, ao menos, manter minha esperança dele passar.

Mas confesso que acordei com uma energia melhor, depois de ter ido dormir ontem tão chateada. Marquei uma pista no arado aqui do lado (tirei umas fotos hoje pra vocês terem uma idéia de como é) e lá fomos nós. Bom, não foi tão bem quanto deveria, mas nem perto da porcaria do treino de ontem. Deixei ele descansar, passei com Helge e Ratÿ, treinei Kodiak, brinquei muito com ele, e resolvi fazer mais uma pista no fim do dia.

Pensei bastante e resolvi “ensinar” o Luger de novo, como se fosse um filhote aprendendo a fazer pistas maiores. Marquei uma pista com 4 retas e 3 ângulos, já depois de 7h da noite (aqui tem sol até pouco mais de 20h), e coloquei muuuuuuuuuuita comida, em várias partes com comida passo a passo mesmo. O primeiro ângulo também com comida passo a passo, e os outros dois com comida só depois, sendo que o último com comida bem longe. Tava ventando bastante, com cara de que o tempo ia mudar, e mesmo assim, ELE FOI BEM!!! Terminou a pista com uma atitude muita boa, orgulhoso porque tinha conseguido chegar bem ao fim. Claro, tava bem mais fresco também e, apesar do pó na pista, não tinha o sol em cima.

Vou conversar com a Mia depois a respeito disso, pra ver o que ela acha, mas estou tendenciosa a seguir mesmo esse tipo de treino, pelo menos por hora. Foi o melhor treino de faro dele desde que chegou e acho que, nesse momento, ele precisa de segurança pra terminar a pista e perceber que pode. Sei lá, tô tentando usar mais o emocional mesmo.

 

15/08/2011

Como acabei indo dormir muito tarde ontem (pra variar, eu e Mia conversando até altas horas da madrugada), acordei tarde hoje. Impressionante que Kodiak aprendeu a dormir até a hora que eu resolvo acordar. Eu faço com que meus cachorros virem vampiros, e gostem de dormir de manhã...rs! Luger dorme solto comigo e Kodiak dorme na caixa, por questão de segurança (dele e da casa, hehehe!).

Choveu a manhã toda, pelo que pude perceber...rs! Fomos treinar faro no começo da tarde. Que diferença!!! Arado macio, sem poeira, fácil de marcar, uma beleza! É impressionante a diferença entre tempo seco e tempo chuvoso!

Mia me perguntou se eu queria que ela marcasse, e eu disse que não, pois queria repetir o sucesso do treino de ontem, e mostrar pra ela como ele estava indo da maneira que resolvi treinar. E assim fizemos. Marquei uma pista pro Luger, com 4 retas, 3 ângulos, e 3 objetos, e ela marcou uma pista pro Ratÿ, com mais de seis ângulos, se eu não me engano.

Ratÿ foi muito bem. Muito concentrado, boca fechada o tempo todo, super. Vez do Luger. Foi muito bem! Claro, cheio de comida e tal, mas não adianta ficar fazendo treinos com pouca comida, se ele não tava bem. Mia gostou muito, e disse que devo treinar assim daqui pra frente. Foi o melhor faro dele até agora. Ele terminou a pista orgulhoso mais uma vez! Em seguida, foi a vez de Helge. Ele tá aposentado, e tava sem treinar faro desde que foi campeão mundial em Cotbus. Mia o colocou em cima da pista do Luger, aproveitando o resto da comida. Helge foi muito bem. Qualquer coisa, posso pintar o Helge de cinza, com as marcações de pastor alemão, tatuar a outra orelha dele, e entrar com ele no mundial...rs! Todos os meus problemas estarão resolvidos!!!

Bom, estou feliz, pois, apesar de saber que temos um longo caminho pela frente (nem tão longo assim, se pensarmos os dias que restam) as coisas começaram a dar certo. Se vai dar tempo de dar certo no campeonato eu não sei, mas não vou parar de tentar e dar o meu melhor. E tenho certeza que Luger dará o melhor dele. No dia, saberemos se o nosso melhor foi suficiente ou não.

Hoje, esse treino bastou. Não quis fazer outro. Amanhã, faro de novo. Se for bem, vamos partir pras outras seções. Até porque, não temos muito tempo mais.

 

16/08/2011

Acordei e fui passear com Luger e Kodiak pela floresta. Dar uma relaxada no Luger, trabalhar a cabeça e os músculos...rs! Andamos mais de uma hora. Nem preciso dizer que o filhote voltou morto de cansaço. Tadinho! Luger achou um pequeno lago no caminho, e correu pra dentro, feliz da vida. Kodiak queria ir atrás, mas eu não deixei. Ele tá com uma pequena irritação no olho, e fiquei com medo de que piorasse.

Por volta de 17:30h, fomos com Kodiak e Ratÿ a uma veterinária especialista em olhos, porque eu queria ver os olhos do Kodiak, que pareciam meio irritados ontem, e Mia queria ver os olhos de Ratÿ porque, na Finlândia, exames anuais de olhos são exigidos na criação de malinois. Ela queria saber se estava tudo bem com os olhos dele, pois ainda não havia feito nenhum exame. Beleza, ambos com olhos perfeitos. A veterinária disse que Kodiak deve ter batido com o olho em algum lugar, e por isso ter ficado com a aparência de irritado no dia anterior. Agora, já voltou ao normal.

Voltando pra casa, faro com Luger. Eu mesma marquei a pista de novo, mas dessa vez com menos comida, deixando a segunda reta e segundo ângulo completamente sem comida. E ele fez perfeito! Muito seguro! Fiquei tão feliz, mas tão feliz, que quase não me cabia em mim...rs! Luger também ficou muito feliz. Bom, sei que ainda está longe do que vamos encontrar na competição, mas é muito bom fazer um bom treino.

Eu nunca tinha feito tanto treino de faro com Luger, e ele realmente, agora, parece estar melhorando. A segurança dele nos ângulos hoje me deixou mais segura também. Hoje é o nono dia de treino direto de faro, sem contar os dias em que fiz duas pistas no dia, e eu nunca tinha feito isso antes com ele. É um grande risco, eu sei, mas eu preciso correr riscos. Ao contrário do que pensei, ele hoje não pareceu nada cansado nem enjoado de faro. Pareceu mais calmo e mais seguro do que seguir na pista. E foi bem também nos objetos.

Enfim, aumentei a quantidade de comida pra trabalhar a esperança do Luger de encontrar mais comida na pista, e acabei recebendo de presente a esperança de tudo dar certo! Será?

 

17/08/2011

Faro pela manhã. Como tava muito quente e muito seco de novo, fiz só uma pista com duas retas e muitos objetos. Foi bem no começo, perdeu um pouco a concentração no final.

No final da tarde, eu e Mia fomos treinar obediência no clube que fica aqui perto. Foi um bom treino, boa condução (claro, adiantada...rs!), deu umas esbarradas no pulo mas depois parou, enfim... obediência normal dele. Obediência do Räty, claro, maravilhosa, como sempre!

Treinamos também controle da proteção, com Mia fazendo as vezes de figurante. Isso foi super! Liguei pra Michaela e pro Horst, mas eles se enrolaram no trabalho e só vão treinar amanhã. Espero amanhã conseguir treinar com eles proteção de verdade, que é o que menos treinei até agora. Mas, na verdade, na verdade, é o que menos me preocupa. Claro que pode dar m... em qualquer seção, mas meu maior pânico é o faro, depois a obediência e, por último, proteção. Claro, tranqüilidade eu não tenho em seção nenhuma...rs! Quem sabe com Kodiak, no meu próximo mundial!

 

18/08/2011

Acordamos e fomos para mais um treino de obediência no clube aqui perto. Tava muito quente, e resolvi fazer apenas uma pequena condução, salto (já que ele anda esbarrando) e um em frente. Não foi um bom treino, pois Luger tava bastante desmotivado, acho que por causa do calor. Uma coisa interessante que percebi por aqui: fugimos tanto de treinos no sol no Brasil, que nossos cães (ou o meu, pelo menos) acabam sentindo mais o sol que os cães daqui da Europa, por pura falta de costume. Mia treinou obediência com Räty, que agüentou bem mais o sol que Luger...rs! Eu e Mia conversamos bastante sobre isso, como nós e nossos cães não se acostumam com calor, porque vivemos no ar condicionado e treinamos de noite, e como eles, finlandeses, não se acostumam com o frio, já que vivem em casas quentinhas e só saem com muitos casacos sinistros. Eu sinto mais calor que Mia, e ela sente mais frio que eu! Não, não tô brincando!

Em seguida, fomos pra Frabo, fazer umas comprinhas básicas! Que arrependimento! Daqui até a Frabo leva-se mais ou menos uma hora de carro. Levamos 2 horas e meia, sendo que uma hora e meia para andar 3km!!! Inacreditável! Um super engarrafamento no caminho por causa de uma Autoban fechada por algum motivo que a gente não descobriu até agora, que deixaria São Paulo morrendo de inveja... Minhas costas, claro, começaram a doer demais, a ponto de eu ter que sair do carro no meio do engarrafamento. E pra voltar, outro parto, porque o GPS mandava a gente pra tal Autoban, e a gente tinha que ficar mandando recalcular a rota o tempo todo. Conclusão: não conseguimos chegar no horário combinado com a Michaela e com o Horst na SV de Augsburg!!! Liguei pra ela do caminho e expliquei a situação, morrendo de vergonha. Mas ela entendeu, e disse que não tinha problema. Droga! Chegar atrasada num país como a Alemanha não é lá muito indicado...

Na Frabo foi muito legal, claro. Eu, como sempre, completamente encantada quando vou a uma loja que vende produtos para treinamento de cães de qualidade! Mas resisti e não comprei nenhum colete, acreditem!...rs! Mas, claro, deixei uma graninha lá. A dona da Frabo, Gabi, é muito legal. Ela tem uma irmã do Räty, e tava lá esperando a gente chegar pra pegar umas dicas de obediência com a Mia.

Se não fossem minhas costas reclamando, eu teria curtido mais, mas também teria, provavelmente, gasto mais dinheiro...rs!

Bom, chegamos na SV de Augsburg depois de 20h (o horário combinado tinha sido às 19h). Claro que eu disse que não ia treinar obediência, mesmo sendo minha idéia inicial. Chegar atrasada, e ainda atrasar o treino dos outros, é demais...rs! Ainda mais cheia de dor.

Horst e Michaela foram muito legais, e estavam esperando a gente com pizzas, junto com mais dois integrantes do grupo.

Luger foi o segundo cachorro a treinar proteção, logo depois do cachorro da Michaela, Mita. Mita é o novo cachorro da Michaela, filho do Javir. Grande pra caramba!

O treino do Luger foi bem legal! Gostei bastante! O único porém foi a revista de biombos, pois, como tava muito escuro, resolvi fazer o Luger revistar só do terceiro biombo pra frente, pois era onde batia a luz. Mas ele viu, não sei como, o primeiro biombo, e queria ir de qualquer jeito pro primeiro. Mas eu havia me posicionando no meio do campo, na altura do terceiro biombo. Ou seja, tive que não deixar ele ir, e mandar de novo pro terceiro. Espero que isso não me cause problemas mais tarde.

Fiz obediência com Kodiak no campo, depois que o treino de proteção terminou. Mia também treinou obediência com Räty.

Chegamos em casa mais de meia noite. Infelizmente, por conta de todo o tempo que perdemos de tarde no trânsito, não consegui treinar faro hoje. Droga! Minhas costas estão doendo pra caramba!!! Tive que tomar Tramal, e tá sendo um parto pra conseguir dormir!

 

19/08/2011

Hoje não fiz nada. Apenas um treino de faro com o Luger no arado aqui mesmo no fim do dia, porque não fiz ontem. Não foi muito bom, porque ele estava muito agitado de novo. Nunca imaginei que Luger precisasse mesmo de treinos de faro diários, mas, pelo que vi hoje, ele precisa. Como estou com as costas doendo demais depois da maratona do dia de ontem, resolvi dar um tempo pra mim mesma. Não adianta nada eu estar quebrada no campeonato.

Tô um pouco desanimada hoje com essa dor nas costas, e com o treino de faro do Luger, que não foi lá grandes coisas hoje. Também tô meio assim com a motivação dele na obediência, mas isso eu tenho quase certeza que consigo melhorar. Além do que, tô com a imagem do último treino de obediência com sol na cabeça, que não foi muito bom. Mas hoje eu não tenho condições de fazer nada.

Preciso descansar, e ver se melhoro. A Mia viajou agora há pouco, e volta domingo. Tô sozinha de novo. Minha cabeça tá meio ruim, achando que tenho pouco tempo pra fazer tanta coisa.

Mas VAI DAR CERTO!

 

20/08/2011

Acordei tarde pra caramba. Tinha acordado mais cedo, soltei os cachorros lá fora um pouco, mas acabei voltando pra dormir. Kodiak veio dormir comigo, e dormi mais uma hora e meia abraçada com ele...rs! Tava um pouco melhor das costas, mas ainda não completamente boa. Desisti do faro, porque tava quente demais. Resolvi sair pra fazer obediência com Luger no clube onde fui com a Mia duas vezes. Preparei tudo, coloquei Luger e Kodiak no carro, e lá fomos nós. Quer dizer, íamos. Quando fui nos favoritos do GPS, percebi que não estava gravado lá. Fui no histórico, e nada. Por algum motivo que não sei qual é, o endereço do clube desapareceu do meu GPS. “Tudo bem, tudo bem!”: pensei. “Eu fui lá duas vezes, consigo chegar!”. É só “ir indo”, que eu vou me lembrando conforme os caminhos forem aparecendo na minha frente. Hahaha! Doce ilusão! Andei mais de uma hora, e nada...rs! Bom, a parte boa é que conheci mais lugares, e vi quaaaaaantos campos de faro tem por aqui. Arado, grama, pra tudo que é gosto. Só não achei nenhum arado fácil. Deve ser mesmo por causa da época do ano. Resolvi passar no pet shop pra comprar ração, e não tinha a ração que eu tava procurando. Saco!!! O único pet shop de Königsbrunn não tem a ração que preciso! E como estou treinando Kodiak com comida, não pode ser qualquer ração. Tem que ser a ração que tenha o grão no tamanho correto. Se não chegar até segunda, vou ter que ir até outra cidade pra comprar. Aff!

Em seguida, achei um arado com mais cara de poeira ainda (já que tá escrito no site do mundial que será areia (“sand”) e resolvi parar pra treinar o Luger. Dei uma andada antes, perguntei a algumas pessoas que moravam perto se haveria algum problema, mas  nenhuma delas soube me responder. Parei e marquei uma pista. Luger foi mais ou menos, mais correto do que eu pensei que ele fosse pela dificuldade que achei da pista. Como eu me perdi na pista (tenho essa incrível capacidade de sempre me perder em campos novos quando marco a primeira pista...rs!) não tinha como corrigir, e ficou por conta dele mesmo achar os ângulos. Passou, voltou, mas achou...rs! Ah, antes que vocês fiquem pensando como consigo me perder: não, não dá pra ver os passos, pois é seco e poeira demais, não faz pegadas. Sim, eu sei que precisamos pegar referências, mas a tal pedra que me pareceu tão clara no meio das outras na hora em que marquei, na hora em que passei com o cachorro tinha desaparecido. Enfim... acontece. Pelo menos comigo! O ruim mesmo desse treino é que ele indicou só um dos três objetos que coloquei. Mas também perdi os objetos... tsc tsc tsc. Faro não é mesmo minha praia.

Pra consertar a c@g@d@, marquei outra pista só de objetos em seguida, uma reta, aproveitando que ainda tinha luz, apesar de ser mais de oito horas da noite.

Depois, treinei obediência com Kodiak na rua mesmo, do lado do carro. Kodiak já está aprendendo que qualquer lugar é lugar pra fazer obediência...rs!

À noite, aluguei um filme pra assistir, e Kodiak assistiu o filme todo comigo. Ok, ok, ele tava dormindo. Mas tava no sofá o filme todo...rs! Luger não quis ficar no sofá, preferiu ficar debaixo da tv.

 

21/08/2011

Acordei mais cedo pra treinar faro com Luger, reta de objetos, por causa do problema de ontem. Treinei aqui mesmo no arado do lado de casa. Ele estava indo super bem, quando uma senhora apareceu do nada. Ela veio dizendo, em alemão, que eu não podia treinar ali, que cães não eram permitidos, porque o terreno estava plantado. Bem que eu achei que estavam nascendo umas plantinhas meio rápido demais, todas iguaizinhas...rs! Perguntei se ela entendia inglês, e ela disse em alemão que não, que estávamos na Alemanha!!! “Deutschland!!!” Ai ai. Bom, pelo menos ela me deixou terminar a pista, pra eu não parar com o Luger no meio. Já era arado do lado da casa da Mia. Acontece... pelo menos comigo...rs!

Em seguida, fomos pro clube treinar obediência. Aaaah, como sou uma garota esperta, entrei no site do clube na internet e anotei o endereço...rs! O clube é esse ó: http://www.gsv-grossaitingen.de/index.html
O Peter entrou em contato com o presidente e pediu que me deixasse treinar lá. Posso treinar em horários diferentes dos deles. Fiz algumas fotos hoje do lugar. Não tinha ninguém na hora em que fui.

Luger treinou bem, mas cansou demais. Ele tem quase morrido de calor. Tava bastante sol na hora em que a gente treinou, por volta de três horas da tarde. Não fiz muita condução, porque eu não ia conseguir mesmo uma atitude boa dele, treinei o salto (foi bom!), halter na rampa (que eu não tinha treinado aqui ainda, e não tenho rampa no Rio) e o em frente. A velocidade e direção do em frente foi show, mas ele tentou sair antes, e tive que corrigir. Ah, não marquei esse “em frente”, pois já era a terceira vez nossa nesse mesmo campo.

Terminei e voltei pra casa. Lavar roupa e arrumar cozinha. Lará, lará!...rs!

Esqueci uma coisa no carro, e fui lá fora pegar, Luger tava tão cansado que, quando ele percebeu que eu estava indo pro carro, desistiu de ir atrás de mim. Vai que eu resolvo colocar ele no carro pra treinar de novo! Argh!

No fim do dia, fui treinar faro. Apesar do cansaço, Luger saiu bem disposto. Mas quando ele viu a pista, ele olhou bem na minha cara e falou: “Faro de novo? Tá de sacanagem!”...rsrsrsrs! Era um arado seco, de novo! Cheio de poeira, de novo! Mas ele foi bem. Marquei uma pista pequena, só de três retas e dois ângulos, com dois objetos. Ele foi bem, exceto a segunda reta, onde ele foi meio ao lado da pista. Deitou meio esquisito nos objetos, mas nem liguei muito. Ele tá cansado. Ele não tá me zoando, é que tem sido difícil pra ele mesmo.

Talvez amanhã eu o deixe descansar. Ainda não sei o que é melhor. Vou pensar.

 

22/08/2011

Day off pra Luger. De novo, quente demais. Achei melhor deixar ele descansar. Passeamos um pouco por aqui mesmo, mas não muito. Nem ele nem Kodiak queriam acordar hoje de manhã...rs!

Mia chegou. Fomos de tarde pra Augsburg para comprar ração no pet shop de lá, já que no daqui não tem a que a gente quer, e passamos na casa do Robert Parak, que gentilmente fez objetos de faro pra mim do jeito que aparecem no site da FCI. Ele fez três pares pra mim, três pares pra ele e três pares pro Florian. E também nos disse onde podemos encontrar campos de faro parecidos com o que será na prova (pelo menos de acordo com o que está escrito no site oficial), numa cidade a mais ou menos uma hora e meia da gente, onde plantam aspargos. É isso mesmo: terrenos utilizados na plantação de aspargos. Fácil, fácil de encontrar no Brasil, mais precisamente no calor do Rio de Janeiro...rs!

Luger parece mais bem disposto de novo, depois de um dia de descanso. Vamos ver amanhã como ele vai.

 

23/08/2011

Treinei faro com o Luger de manhã cedo. Foi melhor, mas o achei ainda muito desmotivado. Coloquei os objetos novos que o Robert fez pra mim, e ele não quis deitar no primeiro. Corrigi e depois melhorou, mas não gostei do treino.

Como o Peter chegou hoje dos Estados Unidos, e teremos treino mais pesado amanhã, resolvi deixar o Luger descansar o resto do dia. Só demos um passeio longo à tarde, pela floresta. Nem levei Kodiak, pra conseguir passear mais tempo com o Luger, e dar atenção integral pra ele.

Decidi dar um tempo maior pro Luger no faro. Os treinos diários pararam de surtir efeito, e ele tá cansando e ficando sem saco. Conversei com Mia, e ela concordou comigo. Enfim, vou mudando de acordo com o que meu cachorro me oferece. 

 

24/08/2011

Eu e Mia fomos pra casa do Peter (fomos recebidas pelo Bendix. Digamos, meio... estressante...rs!), e depois, fomos treinar num campo de futebol grandão, no meio da cidade. Não era bem um estádio, mas era quase isso...rs! Integrantes do time Heuwinkl e eu. Luger fez um bom treino de obediência, só com um pouco de condução, salto (que ele continua esbarrando de vez  em quando) e o em frente, e um puta treino de proteção. Quase derrubou o Florian na fuga!!! Hehehe! Pelo visto, ele aprendeu mesmo a fuga “em formato alemão”...rs! Eu, pessoalmente, acho mais feio, mas é essencial pra esse campeonato.

Conforme programado, nada de treino de faro. No entanto, do lado do campo de futebol onde estávamos treinando tinha um campo arado (é isso mesmo! Um campo arado no meio da cidade...rs!) e Robert Parak me chamou e disse que os campos de faro da prova deveriam ser parecidos com aquele. Foi quando me toquei de que é bem parecido com os campos em que tenho treinado, pra não dizer igual. Ele disse que a única diferença é que não devem ter pedras. Ou seja, não é que os campos em que tenho treinado sejam difíceis; as condições do tempo é que estão ruins mesmo por aqui, o que faz com que pareçam difíceis. E não tenho um cachorro bem treinado no faro. Pelo menos, foi a conclusão que eu cheguei, já que todo mundo tinha me contado até hoje que arado na Alemanha era fácil.

 

25/08/2011

Como optamos ontem em treinar o programa completo de obediência com o Luger, coisa que ainda não tínhamos feito desde que cheguei, acordamos cedo e fomos encontrar com o Peter no clube Grossaitinger. Mas antes acabei tendo que passar na oficina pra levar o carro do Peter, que começou a acender a luz do motor. Mas não era nada, só alguma falha de computador mesmo. Melhor assim!

Chegamos em Grossaitinger por volta de 10h da manhã. Como estava muito quente, dividimos o programa em dois treinos separados. Foi um bom treino, mas muito estressante pro Luger. Quente demais, e ele foi muito exigido. Problema novo: Kinder Luger quer sair antes pro em frente!!! Ai ai!

No intervalo, fizemos dois treinos de em frente com Räty, e treinei Kodiak. Peter estava com alunos em um treino privado, e assistimos parte do treino. Sentamos, tomamos café, foi uma manhã agradável. Quer dizer, saímos de lá já eram 15h da tarde. Peter ainda ficou, ele e Connie.

Por conta do cansaço e do descanso que resolvi dar, saí de Grossaitinger decidida a treinar faro amanhã de manhã. Mas, chegando em casa, Luger começou com uma diarréia medonha, o que me fez desistir. O final de semana será de treino puxado em Heuwinkl, e a motivação dele no faro já anda péssima. Tudo o que não preciso é do Luger treinar faro sem se sentir bem, e piorar o quase “impiorável”...rs!

 

26/08/2011

Dei um pouco de comida ao Luger pela manhã, porque não queria que ele ficasse sem energia pro treino da noite. Ainda com diarréia, mas menos que ontem. Causa? Provavelmente estresse.

Arrumei tudo a tarde, coloquei os 3 cachorros no carro (Räty foi comigo, porque Mia teve que ir hoje pra outro seminário, enquanto Helge foi pra um canil de hospedagem) e fui pra casa do Peter por volta de 17h. Ele e Robert foram em um carro, e Connie veio comigo. Chegamos em Heuwinkl uma hora e meia depois.

Fiz um treino rápido de obediência com Luger com a ajuda do Robert Parak. Dessa vez, manteve a condução na boa antes de eu mandar ele ir em frente. Treino de proteção foi muito bom! Florian fez a figuração da primeira parte, e Horst da segunda, enquanto Peter e Connie me ajudavam nas guias. Super team!!!

No final, fomos todos jantar (camarão com batatas, boooom!!!) e ficamos conversando e bebendo até 4h da manhã! Foi bem divertido. Kodiak, no final, estava em cima da mesa, quase derrubando todos os copos...rs! 

 

27/08/2011

Acordei cedo e, pasmem! O tempo mudou completamente lá fora! Chuva sem parar, e frio! Bem que me falaram que chove sempre em Heuwinkl. E vocês pensam que alguém desistiu de treinar por causa de chuva? Treinamos por horas debaixo de muita água e muito frio. De umas 9h da manhã até 17h. Sem parar!!! Robert Parak me ajudou de novo com o treino de obediência do Luger. Aproveitei o tempo frio e fiz de novo todo o programa de obediência. Foi bom. O treino de proteção foi muito bom também. Peter figurou na primeira parte e Horst na segunda.

Agora vou contar um pouquinho pra vocês o clima de Heuwinkl. É, de verdade, um super time! Eles treinam juntos há tanto tempo que os treinos parecem uma dança. Cada um sabe exatamente o seu lugar, o que tem que fazer, em que momento pegar a guia pra ajudar, em que momento correr pro figurante pra pegar o cachorro, em que momento o figurante vai trazer o cachorro pra você... Todos são ajudados enquanto treinam obediência, NINGUÉM faz condução sem ter outro olhando e andando do lado O TEMPO TODO. É divertido, claro, inteligente, SUPER! Todos os cães tem um resultado impressionante! É um grupo fechado, não se paga pra treinar lá, não se entra sem ser convidado, sem ser amigo. É um clube oficial de treino, na verdade, com um número limitado de sócios. Quando percebi o quanto é exclusivo, me senti ainda mais presenteada de estar aqui. Acompanhar os treinos, o companheirismo, o espírito de grupo, é uma lição pra vida. O amor que eles tem pelos cães, a maneira como lidam com os cães no dia a dia... É realmente um grupo especial. Eles mesmo se denominam “uma família”.

Prestem atenção nas performances de Robert Parak e Finni e de Florian Knabl com Yanick no mundial. Tenho certeza que eles vão arrebentar!

Quando viemos pra casa, Peter veio comigo no carro, e me levou pra passear e conhecer alguns lagos da região. Muito bonita essa região aqui! Chegando em casa, passei na hospedagem pra pegar Helge.

Tô com um sentimento muito bom hoje, depois de dois dias de bons treinos e muito bom papo. Acho que amanhã o faro será super (se depender do meu humor hoje, vai ser o melhor de todos!).

 

28/08/2011

Acordei com o telefone tocando. Peter ligando me chamando pro faro. Me arrumei correndo e fui encontrar com ele e Connie na casa deles. Fomos pra um lugar com grama e arado, pois Peter e Connie queriam treinar na grana, e eu precisava treinar no arado. Peter talvez coloque a Gin em uma prova de titulação que vai acontecer final de semana em Heuwinkl. Ela é IPO 1, e ele deve fazer o IPO 2, mas ainda não decidiu se vai entrar mesmo. Cada um marcou a sua pista, eles em grama, eu no arado. O arado mais fácil que vi até agora! Além de ter chovido ontem, e estar meio úmido, era completamente liso e macio. Pensei: “Show! Luger vai sair daqui com sensação de sucesso! Nem preciso colocar tanta comida.”

Connie passou primeiro com o cachorro dela. Foi muito bom. Peter passou em seguida com Gin, num gramado meio mato. Achei difícil, e não dava pra ver absolutamente nada. Nem sei como ele não se perde...rs! Foi bem também.

Chegou a vez do Luger. E, pasmem! Foi uma bosta!!! Pavoroso, horrível, medonho! Se fosse a prova, ele não passaria nem na primeira reta. Isso, no arado mais fácil do mundo!!! E cheio de comida!

Peter, claro, ficou pasmo, pois não imaginava que estivesse tão ruim. Na verdade, não tava. Hoje foi o pior treino de todos, desde que chegamos na Alemanha. Peter ficou sem saber como me ajudar, nem o que dizer. Falei pra ele que gostaria de passar o Luger de novo, mas ele achou melhor não. Disse que temos pouco tempo, que precisamos de uma solução rápida, e que precisamos pensar, sentar e conversar sobre o assunto.

Combinamos no final da tarde na casa deles, pra jantar e conversar.

Vim pra casa. Meu mundo tinha caído. Comecei a chorar. Resolvi deitar um pouco, e dormir. Dormi umas duas horas, e acordei pensando no que fazer. Pensei, pensei, e cheguei a conclusão de que comida na pista ajudou o Luger no começo, quando ele não sabia o que seguir, mas tava realmente tentando. Hoje, ele não tentou de verdade. Não tava a fim de farejar, e ficou passeando pela pista. Comia uma comida ou outra quando encontrava, sem muito interesse. Era hora de obrigar ele a trabalhar.

Tava ansiosa demais, e não dava pra esperar o dia seguinte, nem esperar pra ver o que o Peter ia me falar no jantar ou a Mia quando chegasse, quando eu explicasse pra ela o que tinha acontecido. Resolvi voltar no mesmo lugar, por volta de 4h da tarde, e marcar outra pista, SEM COMIDA. Enterrei 3 tubos de filme com boa comida dentro, coloquei dois objetos, e marquei uma longa pista com seis retas e cinco ângulos. Comida na última reta só.

Mandei ele farejar. Logo no começo, ele começou a sujar, e farejar sem vontade. Corrigi MUITO forte. Ele entendeu, e começou a trabalhar. O filho da p#t@ do meu cachorro começou a fazer uma pista muito boa, passo a passo, SEM COMIDA! Acertou de cara alguns ângulos, um errou mas voltou rápido, e um errou e continuou em frente. Corrigi de novo, BEM FORTE. Foi bem até o final. Cada vez que ele encontrava um tubo de filme com comida, eu fazia muita festa. Mesma coisa nos objetos. E, na última reta, ele se sentiu aliviado de achar comida normalmente.

Claro que é remendo! Claro que é arriscado! Mas, se ele começou a não querer trabalhar, eu preciso mudar. Não é mais questão dele sentir dificuldade, e hoje isso ficou bem claro pra mim. Não tenho que pedir “Por favor, fareje! Tá cheio de comida aí pra você!” Eu tenho que mandar farejar, e pronto. A comida melhorou e fez seu papel. Agora, ele vai ter que trabalhar porque eu tô mandando. Se vai funcionar no dia da prova eu não sei... talvez não. Mas, vou arriscar... de novo!

Gente, isso é resultado de um cachorro mal treinado. Mas toda a experiência que adquiri com ele e que estou adquirindo ao longo dessas viagens treinando com gente muito fera, vai me fazer não errar mais tão feio (pelo menos, espero...rs!).

Quando tava chegando em casa, Peter passou de bicicleta com Bendix e Gin. Ele me chamou, e eu corri pra contar o que tinha acabado de fazer. Ele concordou com tudo!!! Disse que tinha conversado com Connie, e que essa seria exatamente a solução que ele daria no momento, depois do que ele viu hoje de manhã. Mas que ele precisava conversar comigo, pois não conhece o Luger no faro, já que hoje foi o primeiro treino que ele viu. Mas que ele sabe, por conta dos treinos de obediência e proteção, que Luger não é um cão sensível. Já que é um cão duro, agüenta, sim, pressão no faro.

Depois do banho, fui pra casa do Peter mais aliviada. Conversamos bastante, inclusive sobre o faro do Luger. Foi uma noite muito agradável.

Cheguei em casa mais de 10h da noite. Mia chegou de viagem logo em seguida. Contei pra ela tudo o que tinha acontecido. Como serão os treinos de faro do Luger nessa semana é uma verdadeira incógnita.

 

29/08/2011

Tava com muita dor nas costas ontem à noite, o que me fez ficar em casa o dia inteiro hoje. No final do dia, fui treinar faro, porque não tinha jeito. Fui no mesmo campo fácil. Luger foi bem, voltou a estar motivado, mas agora queria correr na pista. Foi um bom treino. Claro, nada seguro, mas bom.

Voltei pra casa. Tô com dor nas costas, e não dá pra fazer muita coisa.

 

30/08/2011

Não fiz nada na parte da manhã, ainda com dor. De tarde e depois de alguns analgésicos, eu já estava melhor. Eu e Mia combinamos de treinar faro no fim do dia, mas Peter, por volta de 17h, ligou chamando a gente pra treinar no clube de pastor alemão daqui de Königsbrunn. Como resistir a um convite de treino de proteção com Peter Scherk?...rs! Eu e Luger ficamos sem treino de faro hoje.

Mia tinha um compromisso às 18h (uma pessoa da Itália, se não me engano, tava chegando com fêmea para acasalar com Helge) e por isso Peter e Connie passaram por aqui pra me pegar.

Um clube muito bonito, com uma sede social muito aconchegante e pessoas muito simpáticas. Gostei do lugar! Acompanhei o treino de obediência de Peter, Connie e Kristina (membro do Team Heuwinkl) e fiquei encantada com a obediência de um pastor alemão que estava treinando também na hora. Pensei: caramba! Todos aqui treinam nesse nível? Mas aí a Michaela deu “nome aos bois”. Era Tobias Oleynik com seu cão Kuba vom Fluchtweg. Alto nível mesmo! Até o pastor alemão de estrutura conduzido pela namorada do Tobias tinha uma obediência bem bonita. Condução melhor do que a do Luger com certeza!...rs!

Olhem o vídeo da obediência do Tobias no VDH DM desse ano: http://www.youtube.com/watch?v=la2zXheAMG0

Mia chegou a tempo de fazer obediência com Räty e ainda trazendo Kodiak a tiracolo, que tinha ficado em casa com ela por falta de espaço no trailer do Peter.

O treino de proteção foi muito bom. Luger não bateu barracas dessa vez, pois não tinham seis biombos armados. Mandei ele direto pro biombo onde estava o figurante. Peter e Horst fizeram a figuração. Achei bom esse treino sem batida de biombos: tava a tempos querendo ver Luger entrar na barraca sem ter batido os seis biombos antes. É bom pra treinar o latido fazer assim de vez em quando, eu acho. O controle tava muito bom e, como diz a Mia, o Luger agora “voa” da luva quando ouve o comando “Larga!”...rs!

 

31/08/2011

Passei a manhã ajudando Mia a se organizar pra conseguir viajar a tempo pra Hungria. Ela tem seminário lá, e tá levando Helge pra acasalar com mais uma fêmea. Ela vai hoje e volta domingo, e nós iremos na segunda de manhã para Rheine.

Por falar em Rheine, Leandro Salles e Leandro Magalhães chegaram hoje lá! Infelizmente, Yanick, o cachorro do Leandro Magalhães, se machucou em uma briga e não pôde embarcar em São Paulo.

Também cabe a mim aqui informar a vocês, infelizmente, que Falko, o cachorro do Pablo, tá com uma lesão na coluna ocasionada por impacto, o que impediu a vinda da dupla, e Eduardo Carrera, condutor da Giny, está com problemas particulares e também não poderá vir. Tudo isso já foi devidamente informado à organização da FCI. É uma pena, pois nossa equipe minguou, e agora somos só eu e Leandro Salles. E como Luger tem sérias possibilidades de ser reprovado no faro (espero que não, mas tenho que considerar), tô na mega torcida aqui pela dupla Leandro e Arco.

Ah, gente, antes que me digam que qualquer um pode reprovar em qualquer seção, claro que pode acontecer do Arco reprovar, do Luger reprovar, do Cayman reprovar (ué, não reprovou uma vez?). Pra reprovar, basta estar em campo. Pode acontecer. To falando aqui do caso concreto do Luger no faro, não de conjectura, tá!

Bom, falando de faro, Mia me deixou numa loja de aluguel de carro em Augsburg. Ah, esqueci de contar pra vcs! A filha do Peter, Lisa, chegou na segunda feira! Por isso, devolvi o carro pra eles. Eles até queriam deixar mais o carro comigo, mas tô fora de deixar Lisa sem carro. Imagina!

Aluguei um Passat Variant liiiiiiiiiiiiindo!...rs! O cara da loja me perguntou se eu tinha alguma dúvida em relação ao carro. Respondi: “Não, qualquer coisa que eu não saiba como funciona eu consigo descobrir sozinha!”

Beleza, entrei no carro, lindo. Vi que a chave não era chave, mas um plástico pra engatar no painel. Ok, pensei, isso não é difícil. Está escrito “engine on/off” no mesmo formato. Enfiei e... nada. O som ligou, farol, tudo funcionou, mas... e o motor? Fiquei uns 10 minutos parada tentando entender que botão que estava faltando eu apertar pra aquele lindo carro andar. Mas e o orgulho de entrar na loja de novo e dizer que eu não conseguia ligar o carro? De jeito nenhum. Ainda bem que tive a idéia de apertar o pedal da embreagem junto com o botão de “engine” antes de começar o Mundial da FCI! Hehehe!

Em seguida, fui pra casa do Peter. Ele tava me esperando pra conversar comigo, pois tinha visto em que veterinário eu precisarei ir para preparar a papelada de Luger e Kodiak para entrarem no Brasil. Conheci Lisa, um amor de menina!

Depois, faro pra que te quero. Fui correndo fazer faro, pois isso já eram 15h da tarde, e tínhamos treino no estádio hoje às 17:30h. O faro foi...BOM!!! Pasmem, BOM!!! Vcs acreditam? Eu ainda não consegui acreditar. Mas, como fui sozinha, ninguém vai acreditar em mim...rs!

Do faro, fui direto pra casa do Peter, com as mãos cobertas de lama de terra arada com comida úmida de cachorro. Eca! Só posso ser mesmo doida!

Chegamos no estádio de Augsburg e tivemos que esperar um tempo ainda, pois lá estavam treinando Théo e Petra Sporrer e o cara da SV2000 que não sei o nome que conseguiu, depois de não sei quantos anos, entrar com um pastor alemão na FCI, tirando a vaga de um malinois. Todos muito simpáticos. Claro que todo mundo me olha com cara de “quem é essa menina?”...rs!

O treinos foram bons, tanto obediência quanto proteção. Só fiz condução com o barulho de tiro, aqui, pulo sem halter e voraus com deita e sem deita. A condução tá meio feiúsca, mas dá pro gasto.

Proteção foi muito bom mesmo!

E o treino de Finni com Robert????? Uauuuuuuuuuuu!!!

Depois disso, fomos, eu, Peter, Robert, Connie e Astrid (membro do Team Heuwinkl) jantar num restaurante de comida árabe perto do estádio. Peter me prometeu levar amanhã pra comer a verdadeira comida da Bavária!

 

01/09/2011

Peter me acordou cedo, ligando pra gente ir treinar faro. Passei na casa dele, e fomos num campo aqui perto. Grama pra ele, arado pra mim. Gin foi muito bem. Luger foi mais ou menos, mas bem, perto do que tava. Peter me deu umas dicas de condução de faro maneiríssimas que, se não servirem mais pro Luger, vão servir pro Kodiak com certeza. Marcamos uma segunda pista pro Luger, só reta, pra ver se essa nova forma de condução é melhor pra ele. Não chegamos a conclusão nenhuma...rs!

De tarde, fui no veterinário que Peter indicou levar Kodiak pra tomar a segunda dose da vacina, pegar receita de vermífugo (aqui precisa de receita pra comprar, e compra-se na farmácia de gente) e pegar o passaporte internacional pra viajar com ele.

Voltei em casa, deixei os cachorros, e Peter já estava me esperando pra gente ir pra Augsburg. Ele queria me mostrar um pouco da cidade, contou a história e tal (é a terceira cidade mais velha do mundo!), me levou pra conhecer várias partes muito legais. Eu, como sou cabeçuda, esqueci a câmera fotográfica em casa. Também, nem tô usando...rs! Depois, fomos jantar num restaurante típico local, mas não típico pra turistas. Restaurante pra locais, mesmo. Muito legal, comida muito boa. Peter tentou me ensinar um pouco dos nomes das comidas, mas eu esquecia em seguida...rs! Conversamos muito, foi uma noite agradabilíssima. E um conselho que vou levar pro resto da minha vida de treinadora de cães: “Não seja injusta com seu cão. Se hoje ele não é tudo o que você queria, é ou porquê ele não pode, ou porquê você não conseguiu ensinar isso pra ele. De qualquer maneira, a culpa não é dele. Quando você perceber isso, e pensar só em se divertir, diversão PROS DOIS, você será uma verdadeira treinadora! Olhe os pontos positivos de seu cão, e não se apegue aos negativos. Tente fazer com que os pontos positivos fiquem tanto na memória do juiz que ele tenda a esquecer os negativos, ou a levá-los menos em conta. Todo cão tem pontos positivos e negativos, e cabe a gente fazer com que os positivos apareçam tão mais, a ponto de ninguém prestar muita atenção nos negativos.”

Saí do jantar gostando mais do meu cachorro. F#d@-se o faro e a condução adiantada e perdendo o foco. Hehehe!

 

02/09/2011

Treinei faro de manhã. Foi bom, de novo, mas muuuuuuuuuuuuuito inseguro. Não, não estou sentindo firmeza nenhuma. Espero que melhore. Testei a condução que o Peter me ensinou, e acho que Luger oscilou entre a incerteza de eu estar corrigindo ele ou não e a segurança de eu estar com ele. Ou seja, não sei se é bom pra ele ou não, ainda.

De tarde, fomos pra Heuwinkl. Connie foi comigo no carro. Bom treino de obediência a noite. Só treinei condução, com o conselho do Peter na minha cabeça: “Have fun with your dog!” e foi muuuuito legal! Ok, adiantada, mas com um foco e uma atitude excelentes!

Proteção foi o melhor treino desde que chegamos. Suuuuuper!!! Controle nota 1000, latido nota 1000, revista de biombo sob controle, e mordida bem legal tb! Puta treino!!! Espero que ele faça parte disso na prova (tudo sei que nunca faz...rs!).

Como amanhã teremos prova de titulação aqui em Heuwinkl, temos alguns convidados treinando seus cães, pessoas que participarão da prova amanhã. Um deles é ninguém mais ou menos que Bernd Föry, o mestre alemão do faro. Louca pra ver o faro dele amanhã! Outra é a Katja, menina muito legal e com uma das melhores femeas de mali que vi por aqui. Ah, vi também um filho dela com o cachorro do Marko Koskensalo, Mecberger Dunnari, que PUTA QUE PARIU! Só xingando. A galera daqui ficou impressionada com a atitude do cachorro. O que vcs querem? Mordida? Super! Latido? Melhor de todos os cães de hoje. Estabilidade de nervos? Total. Dureza? Parecia um cavalinho chucro...rs! Quero pra mim!!! Encantei com o cachorro!

De noite, fomos todos jantar. Kodiak, de novo, em cima da mesa! Regra número um de Heuwinkl: “not over the table!” ou “nich auf den tisch”. Minha primeira frase em alemão! Uhu!!!

 

03/09/2011

Acordamos cedo e fomos pro faro da prova. Gramado maravilhoso. Na verdade, era um pasto, mas parecia uma grama. Nessa região de Heuwinkl, como é perto das montanhas, e chove demais, tem muuuuuuuuuuuuito verde, e um verde muito macio. Diferente do mato normal, que é meio duro e fica seco. Parece grama, tapete, sei lá. Você pisa, ele marca, abaixa, sabe? Mas em Königsbrunn já não é mais assim.

Começamos com Peter.  A pista, em si, foi excelente, mas Gin, infelizmente, não indicou nenhum dos dois objetos. Aí, ele fez 80 pontos. Ou seja, era pra 100. Caraca! Paniquei, agora! Se isso acontece com Peter Scherk, imagina comigo, mera mortal, e meu cãozinho cego do nariz Luger????

Bernd Föry: 98 pontos. Hehehe!

Ah, os marcadores de pista foram Robert Parak e Connie Scherk. E ninguém aqui fica de “coisinha” que a marcadora de pista é esposa do condutor, que a prova foi feita em clube fechado, com todos treinando antes pra passar, nas melhores condições possíveis pros cães, com figurante do time. Não existem essas picuinhas idiotas que a gente vê no Brasil. Tudo em prol do cão, do condutor, do clube e do esporte. Mais uma lição. Viagem de lições essa minha.

Peter fez 95 na obediência e 98 na proteção. Tirei umas fotos pra vocês terem uma idéia de como é Heuwinkl. Claro, sem essa galera toda, que tava lá pra assistir a prova.

Saí antes de Peter e Connie, e vim pra casa, pois ainda tinha que treinar faro com Luger. Lá perto de Heuwinkl não tem campo de terra. To chegando do treino agora. Foi horrível, de novo. Não passaria, de novo. Testei a condução nova que o Peter me ensinou, e hoje ele tomou só como correção sem entender, e pirou. Essa condução vai ficar pra Kodiak. Com Luger, não sei o que fazer. No campo, me bateu uma vontade de entregar os pontos e não treinar mais. Ir no dia da prova só por ir, e esperar ele ser reprovado. Mas, agora, aqui, escrevendo, já tô pensando como melhorar e terminar com sucesso o treino de amanhã. Eu não desisto.

Vou dormir cedo. Amanhã é outro dia.

 

04/11/2011

Acordei cedinho e fui treinar faro com Luger. Saí de casa com uma energia super boa. Tinha certeza de que tudo ia dar certo. Marquei a pista. Coloquei o Luger e... logo na primeira reta, ele saia da pista cheirando outra direção. Inacreditável. Fez a pista até o final, mas foi horrível. Só foi até o final com a minha ajuda. E não queria deitar nos objetos. Calma, Cristine! Pensei. Marquei outra pista, e coloque um bando de objetos, uns 15, eu acho, em 3 retas, e fui bem perto dele. Aí ele foi bem.

Voltei pra casa mal, triste mesmo. Mas como tinha planejado ir em seguida pro Clube Grossaitinger fazer o último treino de obediência, passei em casa só pra pegar o halter de dois quilos que eu tinha esquecido. Mas Peter ligou antes de eu sair, e disse que tava planejando ir treinar com Florian mais tarde, pois queriam treinar mais um pouco de proteção com o cachorro dele. Perguntou quais eram meus planos, e se eu queria ir com ele. Eu disse que tava pensando em ir pra Grossaitinger, mas que mudaria meus planos pra ir com ele a tarde.

Então, ao invés de ir treinar obediência, fiquei em casa colocando minhas coisas em ordem, pra viajar amanhã pra Rheine. Tô louca pra encontrar com os Leandros, com a Dani e a Cris, que já estão por lá. Claro, ficar em casa fez minha cabeça funcionar, e comecei a chorar, de novo. É difícil viajar pra tão longe, treinar tanto, e achar que não vai dar, no final das contas. 

Peter e Connie passaram aqui pra me pegar por volta de 14h. Luger foi no trailer do Peter, no lugar do Bendix! Quem sabe isso não nos traz sorte! E Kodiak foi na caixa dele, que é menor, na parte traseira do carro.

Encontramos Florian em um clube no meio do caminho entre a casa dele e Königsbrunn. Longe, pois Flori mora a 100km daqui.

Treinamos obediência e proteção. O humor do Luger não tava dos melhores hoje, mas acho que ele tá cansado pra caramba de novo. E tá, de novo, muito quente.

No final, passei na casa do Peter, me despedi dele e de Connie, pois agora só nos veremos quarta ou quinta, que é quando eles vão pra Rheine. Peter me deixou em casa logo depois, pois ainda tenho muita coisa pra organizar. 

Ia treinar faro amanhã cedo com Luger, mas desisti. Ele tá morto. E temos uma estrada enorme pra pegar amanhã, cerca de sete horas de viagem. Deixa pra terça. Leandro vai me ajudar em Rheine. 

Mia chegou em casa da Hungria tarde pra caramba, mas feliz, pois disse que foi um super seminário lá. 

Amanhã cedo, vou ao vet com os cães e pegamos estrada em seguida. Claro, cada uma com seu carro...rs!

 

05/09/2011

Veterinário de manhã em Ausgsburg para acertar documentos dos cães para voltar, no caso do Luger, e ir, no caso do Kodiak, pro Brasil. Demorou pra caramba! Dia quase todo na estrada. Chegamos em Rheine bem de noite, muito cansadas, e eu com as costas estouradas. Dani (Daniela Prado, segunda chefe de equipe) tava esperando pela gente.

 

06/09/2011

Acordamos muito cedo e fomos pro estádio. Apesar do nosso treino oficial ser só ás 10:30h da manhã, tínhamos nos comprometido a ajudar Robert e Florian no treino oficial deles. Nosso treino oficial correu bem. Alguns pequenos problemas com Luger, que eu espero que não se repitam no dia da prova. Arco foi bem.

No fim da tarde, fomos treinar faro e Leandro Salles conduziu o Luger no faro pra mim. Foi bem melhor. Acho que, daqui pra frente (que pode ser só amanhã), vou pedir que ele sempre conduza o Luger pra mim até a prova. Ele mesmo me achou nervosa na guia.

Não vou escrever muito, pois estou muito cansada, e essa semana vai ser pedreira. Mas não queria deixar vocês sem notícias.

 

07/09/2011

Acordamos cedo, e recebi uma ligação do Werner Rapien, policial alemão aposentado que foi várias vezes ao Brasil ministrar seminários sobre cães de trabalho e polícia. Esqueci de mencionar, mas tínhamos entrado em contato pelo facebook há pouco tempo e ontem eu tentei ligar pra ele, conforme combinado quando eu chegasse a Rheine, mas sem sucesso. Hoje, ele retornou a ligação.

Werner mora aqui em Rheine, e, muito gentil, veio nos ajudar com campos de faro que tenham autorização do dono para que possamos treinar. Werner nos encontrou no hotel por volta de 10:30h da manhã, e os Leandros vieram do hotel deles, junto com Cristina. Fomos todos treinar faro. Mais uma vez, dei o Luger pro Leandro conduzir. Foi bem. Foi tão bem que posso voltar a ter esperanças, eu acho! Arco fez uma pista excelente.

De tarde, fomos pra cerimônia de abertura do Mundial, com desfile das equipes no estádio, banda de música, discurso, platéia, tudo isso. Muito legal! Luger achou que estava ganhando o Mundial, de novo!...rs!

Depois, sorteio, mais cedo, Mia e Dani foram pra reunião de chefes de equipe. No "sorteio do sorteio", fomos a 28ª nação a sortear nossos horários.

Caraca, começar com faro!!! Como assim???? Haja coração! Mas tenho certeza que Papai do Céu vai me ajudar a conduzir o Luger, e ainda vai dar uma força pro nariz dele. Arco começa no faro amanhã também, um pouco mais tarde.

 

08/09/2011

Faro pela manhã, e Luger não só passou, como fez 92 pontos. Chorei muuuuuuuuuuuuuuito!!! Luger tava seguro, lindo, calmo!!! Indicou todos os objetos PERFEITAMENTE! Nunca mais esquecerei essa emoção!!! 92 pontos no faro num Mundial com meu primeiro cachorro, depois de todas essas pedreiras que enfrentamos, é... é... nem tenho palavras pra descrever. Obrigada, Luger!!! Obrigada, Papai do Céu!!!

Arco foi pro faro em seguida: 90 pontos. O faro dele foi numa pista de mato mais alto, plantação de canola, pelo que falaram. Vocês vão ver como era alto o mato pelas fotos que serão postadas.

Depois, fomos pro estádio assistir a proteção do Bert Aerts, nosso chefe de equipe do ano passado.

De tarde, fiz mais um treino de proteção com Peter. Eu, Florian e Robert. Eles tem proteção amanhã, e eu no sábado.

Agora, é preparar pra obediência. Tô escrevendo mais rápido e sem detalhar tanto agora, mas por pura falta de tempo mesmo. Quando tiver mais tempo, ou depois, escrevo tudo melhor, minhas impressões e tal.

Torçam pela gente!!! Amanhã, acordar cedo pra proteção do Arco pela manhã, e me concentrar pra obediência do Luger à tarde.